Chica que manda: história e literatura no mundo das representações de Agripa Vasconcelos
Resumo
Este artigo propõe uma análise do romance Chica que manda, 1966, de Agripa Vasconcelos. Tomamos como eixo norteador o conceito de representação. Buscou-se investigar as imagens literárias de Chica da Silva que são produtos da cultura e, como tal, produtoras de significados, que falam muito mais do momento de feitura da obra do que da época que o autor procura retratar. Utilizando recursos estilísticos próprios da literatura, percebemos como a escrita masculina constrói e recria a mulher e todo o seu espaço de vivência segundo os seus desígnios, descrevendo-a contraditoriamente, ora estereotipada, ora idealizada. O estudo das representações literárias de Chica da Silva reafirma a ligação entre a história e a literatura, e a referendar esta como importante fonte enunciadora, por ser uma leitora excepcional de períodos e sociedades.
PALAVRAS-CHAVE:
História. Literatura. Chica da Silva.
ABSTRACT:
This paper proposes an analysis of the novel Chica que manda, 1966, by Vasconcelos Agripa. We take as a guiding the concept of representation. We sought to investigate the literary images of Chica da Silva, products of culture and, as such,producers of meanings that speak more to the time of the making of the novel than the time that the author seeks to reveal. Using stylistic features of the literature, we realize how the male writing builds and recreates the woman and all her living space according to her purpose, describing this woman, contradictorily, stereotyped and idealized. The study of literary representations about Chica da Silva reaffirms the connection between history and literature, and endorse the literature as an important enunciative source, because she's for being an exceptional reader of periods and societies.
KEYWORDS:
History. Literature. Chica da Silva.
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