Exóticos, infantis e submissos na colônia identitária: as representações dos negros nos livros didáticos de História do Brasil
Resumo
O presente artigo realiza uma análise das representações criadas pelos livros didáticos da disciplina História sobre os negros e a história da escravidão no Brasil colonial, procurando perceber como as proposições feitas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e Capis-trano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da metade do século XIX e ao longo do século passado.
PALAVRAS-CHAVE: História. Livros Didáticos. Negro. Representações. Racismo.
ABSTRACT: This article analyses the representations forged by the History scholar textbooks about the Negro and slavery history in Brazil, intending to realize the appropriations made by authors as K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen and Capistrano de Abreu constituted a discursive order to their History writing in books and scholar textbooks from the half of nineteenth century and during the last century.
KEYWORDS: History. Textbooks. Negro. Representations. Racism.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.