Limites a democratização do acesso ao ensino no século XXI

Os casos dos graduandos das IFES e da UFU

Autores/as

  • Augusto Flávio Esteves Lacerda Universidade Federal de Uberlândia
  • Aldo Duran Gil Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v10n2-2020-58392

Palabras clave:

Políticas educacionais; Democratização do acesso à universidade; Meritocracia; Estado burguês; Marxismo estruturalista.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o processo de democratização do acesso a Universidade Pública no período pós-2012. Com base no perfil socioeconômico dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior de 2018 e do curso de Medicina das universidades federais de 2016, analisamos o processo de democratização com a intenção de contribuir para o debate sobre os limites, contradições e possibilidades desse processo do acesso à universidade pública. Buscamos descobrir as causas sociais que explicam as contradições inerentes a este processo, entre elas o papel da Universidade na reprodução da estrutura social de classes. Ademais, questiona a ideologia meritocrática, que legitima a hierarquia social de classes com base na justificativa do mérito pessoal e buscamos demonstrar que existem obstáculos e limites para que o processo de democratização se complete no contexto de desenvolvimento do capitalismo periférico no Brasil. 

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Democratização do acesso à universidade. Meritocracia. Estado burguês. Marxismo estruturalista.

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Biografía del autor/a

Augusto Flávio Esteves Lacerda, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), pós-graduação em Políticas Públicas na Faculdade Católica de Uberlândia e está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFU. Atualmente é técnico em serviço público da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Aldo Duran Gil, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e Pós-Doutorado em Sociologia pela USP (2015). Professor Associado IV do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU), coordenador do Grupo de Pesquisa Estado e Capitalismo na América Latina (GPESTADO/INCIS/UFU) e coordenador do Núcleo de Estudos Marxistas sobre América Latina (NEMARX-AL) do INCIS/UFU. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais (NUPECS/UFU), do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE/FACED/UFU) e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/INCIS/UFU).

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Publicado

2020-12-22