Limites a democratização do acesso ao ensino no século XXI
Os casos dos graduandos das IFES e da UFU
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v10n2-2020-58392Keywords:
Políticas educacionais; Democratização do acesso à universidade; Meritocracia; Estado burguês; Marxismo estruturalista.Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o processo de democratização do acesso a Universidade Pública no período pós-2012. Com base no perfil socioeconômico dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior de 2018 e do curso de Medicina das universidades federais de 2016, analisamos o processo de democratização com a intenção de contribuir para o debate sobre os limites, contradições e possibilidades desse processo do acesso à universidade pública. Buscamos descobrir as causas sociais que explicam as contradições inerentes a este processo, entre elas o papel da Universidade na reprodução da estrutura social de classes. Ademais, questiona a ideologia meritocrática, que legitima a hierarquia social de classes com base na justificativa do mérito pessoal e buscamos demonstrar que existem obstáculos e limites para que o processo de democratização se complete no contexto de desenvolvimento do capitalismo periférico no Brasil.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Democratização do acesso à universidade. Meritocracia. Estado burguês. Marxismo estruturalista.
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