O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER:ELEMENTOS PARA UM ESTUDO COMPARADO

Autores/as

  • Sidnei Ferreira de Vares Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Palabras clave:

educação, sistema escolar, sociologia da educação, sociedade moderna.

Resumen

Neste artigo, pretende-se analisar o sentido da educação em Émile Durkheim e Max Weber, objetivando traçar as diferenças e as possíveis aproximações entre ambos. Visto se tratar-se de dois ícones da sociologia clássica, visa-se compreender o tratamento por eles concedido ao fenômeno educativo, destacando o lugar ocupado pelo sistema de ensino em suas respectivas obras, a partir de seus textos mais significativos. Conquanto sustentem posições bastante distintas sobre o assunto, os autores lançam as bases de uma sociologia da educação que pretende superar os grandes dilemas engendrados pelo avanço da industrialização, atentando, com efeito, para a expansão dos direitos civis e dos valores democráticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnei Ferreira de Vares, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Doutor e mestre em Educação pela FEUSP.

Publicado

2015-09-25