EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
Fenômeno analisado pelo viés contextual da inserção de uma política pública de educação nacional
Keywords:
Evasão; Plano Nacional de Educação (PNE); Desigualdades socioeconômicas.Abstract
A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de elevar as taxas bruta e líquida das matrículas no ensino público superior e o fenômeno da evasão estudantil, são analisados de forma relacionada com a ampliação as políticas de acesso, inclusão, ações afirmativas, assistência e permanência estudantil na educação superior. O artigo discute o conceito de evasão e o comportamento desse fenômeno no contexto da inserção dessas políticas numa universidade pública baiana. As discussões propostas fundamentam-se na literatura sociológica que relaciona o (in)sucesso acadêmico dos estudantes com a dimensão socioeconômica. Sob o entendimento de que as desigualdades socioeconômicas influenciam, tanto no acesso, quanto na evasão nos diversos níveis educacionais, dentre os quais, no ensino superior, o percurso metodológico constituiu-se de revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, cujos dados e informações levantados foram sistematizados e analisados por meio da técnica denominada análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, constatou-se que o fenômeno da evasão no ensino público superior é consequência de um acesso mitigado em todos os extratos sociais, independe do tipo de processo seletivo adotado, as universidades não conhecem o estudante que evade e as políticas educacionais de combate à evasão ainda são insuficientes.
Downloads
References
BAHIA. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Cursos de Graduação. Disponível em: http://www2.uesb.br/cursos-de-graduacao/. Acesso em: 17 dez. 2017.
BAHIA. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2013 a 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/pdi/arquivos/PDI-UESB-2013-2017.pdf. Acesso em: 17 dez. 2017.
BAHIA. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Regimento Geral. Disponível em: http://www2.uesb.br/transparencia/uploads/arquivos/ANEXO_REGIMENTO_UESB.pdf. Acesso em: 17 dez. 2017.
BAHIA. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Resoluções. Disponível em: http://www2.uesb.br/transparencia/resolucoes/consu. Acesso em: 17 dez. 2017.
BAHIA. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Editais. Disponível em: http://www2.uesb.br/editais/. Acesso em: 17 dez. 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, R. et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 1-42, abr. 2001.
BLAU, P.; DUNCAN, O. D. The American occupational structure. New York: Wiley, 1967.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). CENSO DAEDUCAÇÃO SUPERIOR: Notas Estatísticas 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo
_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017notas_estatisticas2.pdf/. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/ Lei/L13005.htm. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/523064/desigualdade+de+acesso+%c3%80+
educa%c3%87% c3%83o+superior+no+brasil+e+o+plano+ nacional+de+educa%c3%87%
c3%83o/0977f6b9-281d-48df-aeb2-2e5942dc26d6?version=1.2. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.mp.go.
gov.br/portalweb/hp/7/docs/declaracao_universal_dos_direitos_do_homem.pdf. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRITO, M. M. A. de. A dependência na origem: desigualdades no sistema educacional brasileiro e a estruturação social das oportunidades. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia. Ribeirão Preto. n. 5. p. 9-16, 1993.
CHAUI, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Edunesp, 2001.
COLEMAN, J. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: US Department of Health, Education and Welfare, 1966.
COLLARES, A. C. The expansion of higher education in Brazil between 1982 and 2006: disentangling age, period and cohort effects. Population Review, v. 52, n. 2, p. 19-48, 2013.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, A. S. Acesso de negros às universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 247-268, mar. 2003.
HUNT, F. Dropping out from school: a cross country review of literature. United Kingdom: Centre for International Education, School of Education, University of Sussex, 2008. (Create Pathways to access Research Monograph, n. 16).
LEWIN, K. M. Improving access, equity and transitions in education: creating a research Agenda. United Kingdom: Centre for International Education, School of Education, University of Sussex, 2007. (Create Pathways to access Research Monograph, n. 1).
LEWIN, K. M. Taking targets to task revisited: how indicators of progress on access to education can mislead. United Kingdom: Centre for International Education, School of Education, University of Sussex, 2011. (Create Pathways to access Research Monograph, n. 54).
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011. pdf>. Acesso em: 15. Jul. 2018.
PRATES, A. A.; COLLARES, A. C. Desigualdade e expansão do ensino superior na sociedade contemporânea. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.
RAFTERY, A.; HOUT, M. Maximally maintained inequality: expansion, reform, and opportunity in Irish education, 1921-75. Sociology of Education, Albany, v. 66, n. 1, p. 41- 62, 1993.
RIBEIRO, C. C.; CENEVIVA, R.; BRITO, M. M. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp, 2015. p. 79-108.
RIBEIRO, Renato. Janine. A Universidade e a vida atual – Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
RISTOFF, D. I. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis, Insular, 1999.
SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-481, 2006.
WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
WITTE, K. D. et al. A critical review of the literature on school dropout. Educational Research Review, n. 10, p. 13-28, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Daniel Cardoso Alves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.