ANÁLISE INVERSA DA CURVA DO ENSAIO PRESSIOMÉTRICO UTILIZANDO O MODELO HIPERBÓLICO

Autores

  • Eduardo Souza Cândido Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Secretaria da Pós-Graduação em Engenharia Civil Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal de Viçosa 36570-000 Viçosa, MG http://orcid.org/0000-0001-9478-5125
  • Roberto Francisco de Azevedo Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P. H. Rolfs s/n Centro 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38991956 Fax: (31) 38992830
  • Izabel Christina d'Almeida Duarte de Azevedo Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P. H. Rolfs, s/n Campus Universitário 36571000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38991303 Fax: (31) 38992830
  • Enivaldo Minette Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P.H. Rolfs, S/N - Campus Universitário Campus Universitário 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38993097 Ramal: 3097 Fax: (31) 38991482

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.v26.n1.2017.37963

Resumo

Este artigo apresenta a determinação dos parâmetros de um modelo elástico não linear a partir da análise dos resultados de ensaios pressiométricos. Para identificar o melhor conjunto de parâmetros do modelo foi necessário simular o ensaio com o método dos elementos finitos, definir uma função objetivo correspondente à diferença entre os resultados medidos no campo e obtidos numericamente e, por último, usar um algoritmo genético de otimização. Para a estimativa das populações iniciais do algoritmo, foi proposta a delimitação de um espaço de busca que utiliza parâmetros do modelo obtidos com ensaios triaxiais. Concluiu-se que o algoritmo genético se mostrou eficiente na retroanálise das curvas pressiométricas estudadas. Palavras-Chave: Retroanálise, Modelos constitutivos, Ensaios de campo, Algoritmo genético. INVERSE ANALYSIS OF A PRESSUREMETER TEST CURVE USING A HIPERBOLIC MODEL ABSTRACT This paper presents the determination of the parameters of a nonlinear elastic model from the analysis of the results of a pressuremeter tests. In order to identify the best set of parameters of the model was necessary to simulate the finite element method, define an objective function corresponding to the difference between the results measured in the field and obtained numerically and finally, to use a genetic optimization algorithm. For the estimation of the initial populations of the algorithm, it was proposed the delimitation of a search space that uses model parameters obtained with triaxial tests. It was concluded that the genetic algorithm was efficient in the back analysis of the studied pressuremeter curves. Keywords: Back analysis, Constitutive models, In situ tests, Genetic algorithm.

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Biografia do Autor

Eduardo Souza Cândido, Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Secretaria da Pós-Graduação em Engenharia Civil Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal de Viçosa 36570-000 Viçosa, MG

Possui graduação (2013) e mestrado (2016) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Civil (Área de concentração em Geotecnia) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente em ensaios especiais de laboratório para determinação de propriedades mecânicas de solos e rejeitos de mineração, modelagem numérica do comportamento destes materiais e métodos numéricos em Geotecnia

Roberto Francisco de Azevedo, Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P. H. Rolfs s/n Centro 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38991956 Fax: (31) 38992830

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia Civil pelo Laboratório de Engenharia Civil de Lisboa/Portugal(1976), doutorado em Engenharia Civil pela University of Colorado/EUA (1983) e pós-doutorado pela Concordia University/Canadá (1994) e pela Ecole Central de Paris/França (2000). Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 1977 a 1998.

Izabel Christina d'Almeida Duarte de Azevedo, Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P. H. Rolfs, s/n Campus Universitário 36571000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38991303 Fax: (31) 38992830

Possui graduação (1979), mestrado (1984) e doutorado (1994) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Enivaldo Minette, Instituição: Universidade Federal de Viçosa Local de trabalho: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Engenharia Civil. Av. P.H. Rolfs, S/N - Campus Universitário Campus Universitário 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil Telefone: (31) 38993097 Ramal: 3097 Fax: (31) 38991482

Possui graduação em Engenharia Civil - Departamento de Estruturas e Edificações (1978), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Ciências Aplicadas Geotecnia - Universite Libre de Bruxelles (1991). Atualmente é professor - Departamento de Engenharia Civil, setor de Geotecnia, na UFV. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, nas áreas de Fundações e Obras de terra,Contenções e Estabildade de Taludes e em Escavações, Investigações e Ensaios de Campo atuando principalmente nos seguintes temas: prova de carga, estacas granulares, fundações profundas, instrumentação e alterabilidade.

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Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Engenharia Civil