O EFEITO DA CARACTERIZAÇÃO DO TRÁFEGO NO DESEMPENHO DO PAVIMENTO FLEXÍVEL

Autores

  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina
  • José Leomar Fernandes Júnior Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.2014.24552

Resumo

A caracterização das cargas do tráfego é de grande importância para o dimensionamento de pavimentos, bem como para a quantificação do desempenho para fins de gerência de pavimentos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos da caracterização do tráfego sobre o desempenho dos pavimentos, a partir da geração de modelos estatísticos baseados no conceito proposto pelo método empírico-mecanístico da AASHTO, de espectros de carga por eixo dos veículos comerciais de carga, comparando-os com o conceito de equivalência de carga, desenvolvido a partir do AASHO Road Test. Dados de pesagens realizadas no ano de 2008 no Posto de Pesagem de Veículos da SP-160, km 28, pista Sul, foram utilizados para o desenvolvimento dos espectros de carga e posterior modelagem. A comparação entre os resultados previstos pelos modelos e os dados originais, feita tanto pela abordagem empírica como pela empírico-mecanística, com uso dos programas computacionais ELSYM5 e MEPDG, evidenciou o modelo Weibull como o mais indicado para aplicação em rodovias brasileiras com características de tráfego semelhantes às da Rodovia dos Imigrantes. Palavras-chave: veículos rodoviários, solicitações do tráfego, carga por eixo, espectros de carga, desempenho de pavimentos. ABSTRACT The characterization of traffic loads is of great importance for pavement design, as well as for the measurement of performance in a pavement management system. Thus, the objective of this research was to analyze the effects of traffic characteristics on pavement performance through the generation of statistical models based on the concept proposed by the AASHTO mechanistic empirical method, axle load spectra of commercial vehicles, comparing them with the concept of load equivalence factor, developed through the AASHO Road Test. Data collected in 2008 in a weighing station located on Immigrant Highway, SP-160, km 28, southern runway, were used for the development of load spectra and subsequent modeling. The comparison between the results predicted by the models and the original data, made either by empirical and empirical-mechanistic approaches, with use of computer programs ELSYM5 and MEPDG, shows that the Weibull model is the most suitable for application in Brazilian highways with similar traffic characteristics to the Immigrants Highway. Keywords: road vehicles, traffic load, axle load, axle load spectra, pavement performance.

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Biografia do Autor

Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Construção Civil Área de Geotecnia

José Leomar Fernandes Júnior, Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos

Departamento de Transportes Área de Infraestrutura de Transporte

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Publicado

2014-07-21

Edição

Seção

Engenharia Civil