COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS COM USO DE COMPACTAÇÃO POR IMPACTO E POR AMASSAMENTO

Autores

  • Maria das Vitórias do Nascimento Universidade Estadual da Paraíba
  • José de Arimatéia Almeida e Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes Lucena Universidade Federal de Campina Grande
  • Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes Lucena Universidade Federal de Campina Grande
  • Stephanny Conceição Farias do Egito Costa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.2013.24194

Resumo

O desenvolvimento sustentável faz com que pesquisadores e órgãos de infraestrutura rodoviários busquem alternativas que tragam benefícios, não só no âmbito ambiental, como social e econômico. A utilização do material resultante da fresagem de revestimento de pavimentos deteriorados, que é incorporado às novas misturas em substituição aos agregados novos, contribui para a reciclagem do pavimento. Essa alternativa minimiza a exploração de recursos naturais não renováveis, fornece uma destinação adequada aos resíduos, além de promover economia na recuperação e manutenção da malha rodoviária. Este trabalho teve por objetivo estudar o comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas contendo material fresado em diferentes proporções: 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%. Para atingir o objetivo foram realizados ensaios de resistência à tração e módulo de resiliência, compactados por impacto (Marshall) e por amassamento (giros). Os resultados permitem concluir que, das misturas asfálticas recicladas estudadas, as mais adequadas para serem usadas em pavimentos flexíveis são as que têm em sua composição 10%, 15% e 20% de material fresado. Verificou-se, também, a influência dos métodos de compactação no comportamento mecânico das misturas asfálticas recicladas, uma vez que a compactação por giros diminuiu substancialmente o volume de vazios das misturas. Palavras-chaves: Material fresado, Marshall, Superpave, Resistência à tração, Módulo de Resiliência. MECHANICAL BEHAVIOUR OF RECYCLED ASPHALT MIXTURES USING COMPACTION BY IMPACT AND BY COMPRESSION ABSTRACT The necessity of a sustainable development makes researchers and road agencies search for alternatives that bring benefits not only on the environmental sector but also to the social and economic as well. The utilization of the resultant material from the cutted deteriorated pavement overlay incorporated to the new mixtures instead of the new compounds contributes to the asphalt recycling process. This solution minimizes the misuse of non renewable natural resources, gives a proper destination to the residues, besides achieving expenses deduction on the recovery and maintenance of the road network. The goal of this paper is to study the mechanical behavior of the recycled asphaltic mixtures containing cutted material in different proportions: 5%, 10%, 15%, 20%, 25% and 30%. To achieve the purpose, trials of tensile strength and resilient modulus, compacted by impact (Marshall) and by compression (gyrations) were performed. The results reveal that from the studied recycled asphaltic mixtures, the most suitable to be used on flexible pavement are the ones with 10%, 15% and 20% of cutted material. It was also noticed the influence of the compaction methods in the mechanical behavior of the recycled asphaltic mixtures, once that gyrations compaction highly decreased the amount of vacant mixtures. Keywords: Cutted material, Marshall, Superpave, Tensile strength, Resilient modulus.

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Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

Engenharia Civil