THEORETICAL AND NUMERICAL APPROACH OF THE BOND BEHAVIOR IN BEAM TESTS USING SELF-COMPACTING AND ORDINARY CONCRETE WITH THE SAME COMPRESSIVE STRENGTH

Autores/as

  • Ana Lúcia H. de C. El Debs Universidade de São Paulo
  • Fernando M. de Almeida Filho Universidade de São Paulo

Resumen

ABSTRACT The present study evaluates the bond behavior between steel bars and self-compacting concrete and ordinary concrete performed in monotonically loaded beam tests, using the Finite Element Method. In the numerical model, concrete and steel bars were represented as non-linear behavior materials, combined with a model of the interaction between steel bars and concrete (contact surface). The aim was to represent the bond phenomena and the beam test result through a numerical approach, comparing these results with International Codes and formulations proposed by the literature. According to the results, the evaluation of the bond behavior for self-compacting concrete and ordinary concrete could be well predicted by some formulations, but several other formulations and the International Codes were conservative giving underestimated test results. The proposed numerical model had a good agreement with the experimental one, especially in the pre-peak branch of the load vs. slip and load vs. displacement curves. The correct prediction of the bond behavior could lead to reduced development lengths in lap spliced bars and of the steel bar ends in structural elements; besides, the use of self-compacting concrete combined with a reduced development length could lead to an optimized structure with a reduced cost. Keywords: Self-compacting concrete, bond strength, beams, finite element method, steel-concrete interface. RESUMO O presente estudo analisa a representação do comportamento da aderência entre barras de aço e concretos convencionais e auto-adensáveis, realizado em vigas, utilizando o método dos elementos finitos. No modelo numérico, o concreto e a barra de aço foram considerados por comportamento não-linear, combinado com o modelo de interação entre a barra e o concreto adjacente (superfície de contato). O principal objetivo foi representar o fenômeno da aderência do ensaio em vigas através de aproximação numérica, comparando esses resultados experimentais com Códigos Internacionais e formulações propostas na literatura. De acordo com os resultados, a análise do comportamento da aderência tanto para o concreto auto-adensável quanto para o convencional pode ser bem prevista por algumas formulações, mas outras formulações e os Códigos Internacionais foram conservadores fornecendo resultados que subestimaram os resultados experimentais. O modelo numérico proposto obteve uma boa aproximação do resultado experimental, especialmente para o pré-pico do diagrama força vs. deslizamento e força vs. flecha. A correta previsão do comportamento da aderência pode levar a um menor comprimento de ancoragem em traspasse de barras e em ancoragens de extremidade em elementos estruturais; além disso, a utilização de concreto auto-adensável, combinado com a redução do comprimento de ancoragem poderão conduzir a estruturas otimizadas com redução do seu custo. Palavras-Chave: Concreto auto-adensável, resistência de aderência, vigas, método dos elementos finitos, interface aço-concreto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia H. de C. El Debs, Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia de Estruturas

Fernando M. de Almeida Filho, Universidade de São Paulo

Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia de Estruturas

Publicado

2008-08-04

Número

Sección

Sumário