ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DE INFRAESTRUTURA E ACIDENTALIDADE VIÃRIA EM CRUZAMENTOS CRÃTICOS
Resumen
Diante do aumento do número de acidentes com vítimas fatais foi definida a década de 2011 a 2020 como a Década de Ação para a Segurança Viária, o que culminou na elaboração do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária, que propõe ações que estão fundamentadas em cinco pilares, um deles a infraestrutura. Este trabalho teve como objetivo analisar a influência que as características da infraestrutura exercem na segurança viária, com verificação das evoluções da incidência e severidade dos acidentes ao longo de alguns anos. Foram analisados dados de acidentes de trânsito em algumas vias da cidade de Uberlândia, MG, e as características de infraestrutura dessas vias, ou seja, qual a geometria atual e quais as mudanças implantadas nos últimos anos. Por meio do cálculo do coeficiente de Pearson foi verificada a correlação entre a variação no número de acidentes com a severidade, mudanças na infraestrutura da via e variação do volume veicular. De forma geral, as mudanças na infraestrutura das vias analisadas, como: aumento do número de faixas de tráfego, redução da velocidade máxima permitida, construção de viadutos e implantação de corredor estrutural fizeram com que o número de acidentes e a severidade diminuíssem. Palavras-chave: segurança viária; acidentes de trânsito; infraestrutura viária. ANALYSIS OF THE INFRASTRUCTURE CHARACTERISTICS AND ROAD ACCIDENTALITY ON CRITICAL INTERSECTIONS ABSTRACT Due to the increased number of fatal crashes, the decade from 2011 to 2020 was defined as the Decade of Road Safety, which ended in the drafting of the National Plan to Reduce Accidents and Road Safety, which proposes actions that are based on five issues, one of then the infrastructure. This thesis aimed in analyzing the influence that the infrastructure characteristics have on road safety and to check the evolution of the incidence and severity of accidents over the years. Traffic accident data were analyzed on some streets of Uberlândia, MG, and the infrastructure characteristics, that is, the current geometry and what changes were implemented in recent years. By calculating the Pearson's coefficient, it was verified if there were a correlation between variation in the number of accidents with severity, changes in the road infrastructure, and variation of vehicular flow. In general, changes in the infrastructure of the analyzed streets, such as increased the number of lanes of traffic, reduced speed limit, construction of overpasses, and structural bus corridor deployment caused a decreasing in the number of accidents and severity. Keywords: road safety; traffic accidents; road infrastructure.Descargas
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Publicado
2017-02-28
Número
Sección
Engenharia Civil