AVALIAÇÃO NUMÉRICA: RIGIDEZ DE CONECTORES "X" EM CORPO-DE-PROVA MISTO DE MADEIRA E CONCRETO A PARTIR DE CARREGAMENTO CaCLICO

Autores/as

  • Julio Cesar Molina Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP
  • Carlito Calil Junior Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP

Resumen

Neste artigo avaliou-se a perda de rigidez "Kâ€? de um corpo-de-prova misto, de madeira e concreto, com conectores "Xâ€?, formados por barras de aço coladas, do tipo CA-50. O comportamento do sistema foi avaliado numericamente através da utilização do software ANSYS, a partir de um modelo numérico tridimensional, com carregamento cíclico aplicado variando entre 40% e 5% (R=0,125) da resistência estática das conexões "Xâ€?, para um total de 20 ciclos de carga aplicados. O modelo utilizado considerou a não linearidade física e geométrica, além de elementos de contato para os materiais, e um comportamento ortotrópico para a madeira. Os resultados mostraram que a perda de rigidez "Kâ€? foi de aproximadamente 5% com relação a um único ciclo de carga, sendo que o modelo tridimensional utilizado forneceu bons resultados que concordaram com os resultados experimentais. Apresentam-se, principalmente, os pontos mais importantes da estratégia de modelagem computacional desenvolvida para a composição do modelo numérico analisado. ABSTRACT In this paper it was evaluated the stiffness "K" of a composite specimen of wood and concrete, with connectors "X", formed by glued steel bars, type CA-50. The behaviour of the system was numerically evaluated through the use of the software ANSYS, starting from a three-dimensional numeric model with cyclical load applied varying among 40% and 5% (R=0,125) of the static strength of the connections "X", for a total of 20 load cycles applied. The used model considered the physical and geometric nonlinearities, contact elements among surfaces and the wood as an orthotropic material. The results showed that the loss stiffness "K" was of approximately 5% for a single load cycle and the three-dimensional model used supplied good results that agreed with the experimental results. They also are the most important points of the modeling computational strategy developed for the composition of the analyzed numerical model.

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Biografía del autor/a

Julio Cesar Molina, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP

Laboratório de Madeiras / Departamento de Engenharia de Estruturas

Carlito Calil Junior, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP

Laboratório de Madeiras / Departamento de Engenharia de Estruturas

Publicado

2009-07-28

Número

Sección

Sumário