CHARACTERIZATION OF TRIPS GENERATED BY LUXURY CONDOMINIUMS

Authors

  • Tiago Lourenço de Lima Torquato Universidade Federal de São Carlos (UFScar) / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana
  • Archimedes Azevedo Raia Junior Universidade Federal de São Carlos (UFScar) / Departamento de Engenharia Civil / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.2013.22992

Abstract

The meeting of man need's, in the urban environment, creates different types of projects, which significantly change the life of the city. The luxury condominiums are objects that have great influence on urban expansion and there are few studies in Brazil. Then, this research intends to characterize the trip generation of these objects. The case of study was based on the reality of the city of Bauru, São Paulo. The proposed procedure was applied in seven condos with similar characteristics, in which the data were collected from 6:30am to 20pm. The car had the largest representation in modal choice, about 82% of trips generated. Keywords: trip generation; luxury condominiums; Bauru, SP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tiago Lourenço de Lima Torquato, Universidade Federal de São Carlos (UFScar) / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos . Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelo de Viagens, Pólos Geradores de Viagens, Condomínios Residenciais Horizontais.

Archimedes Azevedo Raia Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFScar) / Departamento de Engenharia Civil / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana

Possui graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Bauru(1979), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos; Membro Benemérito da Associação Nacional de Transportes Públicos; Membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes-ANPET. Consultor ad hoc do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Editorial e parecerista ad hoc da Revista Caminhos da Geografia, Parecerista ad hoc dos periódicos Transportes, Journal of Transport Literature, Ciência & Engenharia, Revista Árvore, Revista Gepros e Revista AUGM DOMUS. Colunista da publicação Trânsito em Revista, Jornal da Cidade de Bauru e Portal Perkons. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia e Segurança no Trânsito, Acidentalidade viária, Mobilidade, Planejamento de Transportes e Logística. Coautor dos Livros Segurança no Trânsito (Ed. S. Francisco) e Segurança Viária (Ed. Suprema). Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana/UFSCar (mestrado e doutorado) e ex-chefe do Departamento de Engenharia Civil. Autor de mais de uma centena de artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil e Exterior. Orientou diversos mestrandos e doutorandos. Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito 2010. Presidente da Comissão Permanente de Segurança no Trânsito da UFSCar. Diretor de Engenharia da ASSENAG-Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru.

Published

2014-02-28

Issue

Section

Civil Engineering