Análise de Custos e Proposta de um Modelo de Formação do Preço de Venda para Produtos do Setor de Hortifrúti
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Dias, G. H. V., Oliveira, C. E. de, Jacques, K. A. S., & Dias, Érika M. de S. A. (2023). Análise de Custos e Proposta de um Modelo de Formação do Preço de Venda para Produtos do Setor de Hortifrúti. Management in Perspective, 3(1), 3–32. https://doi.org/10.14393/MIP-v3n1-2022-70651

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar a mensuração dos custos e precificação dos produtos do setor de hortifrúti, e propor um modelo de mensuração do preço de venda específico para os produtos deste setor. Realizou-se um estudo de caso em empresa do setor supermercadista, onde pode-se observar o modus operandi da composição dos custos e precificação, por meio de observação direta e entrevista com o gestor. Os principais resultados demonstram que os custos fixos são parametrizados pelo sistema de gestão (ERP) considerando a média da relação entre as despesas gerais e o faturamento. Os custos variáveis estão diretamente interligados na entrada na nota fiscal. A precificação considera o peso da competitividade do mercado local e regional. O gestor utiliza, em alguns momentos, a margem líquida nula ou negativa como estratégia. Apresenta-se um modelo de formação do preço de venda. Este estudo aperfeiçoa o campo teórico por adicionar um modelo de precificação específico para o setor de hortifrúti, e sua contribuição está em simplificar e nortear o foco do agente no processo decisório. Espera-se que o modelo tenha utilidade para auxiliar as empresas na mensuração do custo e precificação dos produtos do setor de hortifrúti de forma sistêmica e eficiente.

https://doi.org/10.14393/MIP-v3n1-2022-70651
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Citas

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