Implantação do Business Intelligence (BI) em um Grupo de Concessionárias do Interior de Minas Gerais
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Palabras clave

Business Intelligence
Controladoria
Tecnologia da Informação
Alinhamento Estratégico

Cómo citar

Queiroz, Z. C. L. S., & Costa, G. A. M. . (2021). Implantação do Business Intelligence (BI) em um Grupo de Concessionárias do Interior de Minas Gerais. Management in Perspective, 2(1), 64–87. https://doi.org/10.14393/MIP-v2n1-2021-58838

Resumen

Dentre as aplicações tecnológicas que tratam o grande volume de informações para tomada de decisão, destaca-se o uso do Business Intelligence (BI), o qual permite a identificação de padrões de comportamento e ocorrências de eventos que agregam valor e conhecimento para as empresas. Entretanto, para que o BI possa proporcionar tais benefícios, o alinhamento entre a Tecnologia da Informação (TI) e o negócio é fundamental para o sucesso da implantação dessa ferramenta. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar a implantação do sistema BI em uma concessionária de veículos no interior de Minas Gerais a partir do diagnóstico do nível de alinhamento entre a TI e o negócio. Como metodologia foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicada com abordagem mista. Para o diagnóstico do nível de alinhamento foi utilizada a metodologia de Lima (2008) por meio de questionários. Nas etapas posteriores da implantação do BI na organização foi utilizada a metodologia de Bezerra e Siebra (2015). Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do modelo de diagnóstico do nível de alinhamento entre a TI e o negócio possibilitou a identificação de oportunidades de melhoria que promoveu a implantação do BI, cuja contribuição é a evidenciação de um caso de sua implantação em empresas do ramo de concessionárias de veículos do interior de Minas Gerais.

https://doi.org/10.14393/MIP-v2n1-2021-58838
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Citas

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