A Importância dos Educadores Sociais nas Escolas Públicas do Distrito Federal: Direito das Pessoas com Deficiência.
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Palavras-chave

Alunos com deficiência
Inclusão
Educador Social

Como Citar

Dias Leite, E., Cristina Moreira Guimarães, G., Carvalho Santos, M. E., & Cristina Cavalcante Amorim, H. (2024). A Importância dos Educadores Sociais nas Escolas Públicas do Distrito Federal: Direito das Pessoas com Deficiência. Management in Perspective, 5(3), 55–81. https://doi.org/10.14393/MIP-v5n3-2024-72410

Resumo

O presente artigo traz por tema a atuação dos educadores sociais, com o título a importância dos educadores sociais nas escolas públicas do DF: direito à educação das pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência têm dificuldade de escolarização, sendo a modalidade educação escolar oferecida preferencialmente no ensino regular. Desse modo, indaga-se qual a importância dos educadores sociais nas escolas públicas do DF para a educação dos alunos com deficiência? Diante da realidade do Brasil, nem toda escola está preparada para incluir esses alunos, cuja consequência pode ser a evasão. Para a educação dessas pessoas, surge a figura do educador social. Nessa perspectiva, o objetivo geral é demonstrar o papel dos educadores sociais nas escolas públicas do DF para o desenvolvimento e a inclusão dos alunos com deficiência. Os objetivos específicos visam compreender a formação dos profissionais para a inclusão de alunos com deficiência, descrever o funcionamento do Programa Educador Social Voluntário (ESV)[1] e examinar a legislação relacionada à inclusão escolar. A pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória partiu da coleta de dados utilizados como fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, bem como fontes bibliográficas, legislações e trabalhos científicos. O resultado da pesquisa traz o educador social como figura essencial no cotidiano do aluno com deficiência. Ele dá suporte para o seu desenvolvimento e sua socialização no ambiente escolar.

 

[1] A abreviação ESV será usada neste texto para se referir ao programa e a educador social.

https://doi.org/10.14393/MIP-v5n3-2024-72410
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