COMPETÊNCIAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL: COMO A PANDEMIA DE COVID-19 CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR?
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Competências
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Ensino Presencial
Tecnologias

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COMPETÊNCIAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL: COMO A PANDEMIA DE COVID-19 CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR?. (2025). Management in Perspective, 6(1), 22-59. https://doi.org/10.14393/MIP-v6n1-2025-72073

Abstract

Com o advento da pandemia, houve a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto, resultando mudanças significativas para o docente e para o aluno. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento das competências dos professores do ensino superior frente à ocorrência da Covid-19. A fundamentação teórica aborda as tecnologias digitais, o letramento digital e as competências. Foram conduzidas entrevistas com dez docentes das áreas de gestão e saúde, utilizando a análise de conteúdo como técnica de análise de dados, embasada no paradigma interpretativista. A partir das entrevistas e de sua análise, foram identificadas algumas implicações: os docentes ainda não possuem todas as competências necessárias para desempenhar suas funções docentes nesse novo cenário, no qual as competências do ensino presencial tradicional não são integralmente aplicáveis, exigindo outras competências específicas para o ensino remoto, que tem prevalecido atualmente. Os desafios são significativos, e os docentes estão se adaptando a essa nova realidade. Tanto os docentes da área de gestão quanto os da área de saúde foram impactados pela transição entre as duas modalidades de ensino. No entanto, os docentes da área de saúde, que dependem muito da prática e da utilização de laboratórios, encontraram maior dificuldade em se adaptar ao ensino remoto.

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