Os Modelos do Processo de Busca de Informações do Consumidor: Uma Revisão Sistemática da Literatura
PDF Português

Palavras-chave

Métricas de marketing;
Processo de busca de informação
Revisão Sistemática

Como Citar

Gois, P. L. F., & Lessa, P. W. B. (2024). Os Modelos do Processo de Busca de Informações do Consumidor: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Management in Perspective, 5(2), 28–53. https://doi.org/10.14393/MIP-v5n2-2024-71818

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre modelos do processo de busca de informações do consumidor, nas áreas de administração e turismo indexados nas bases de dados Web of Science (WoS), Scopus e Spell (Scientific Periodicals Electronic Library). A seção teórica define o conceito de modelo de processo de busca de informação do consumidor e apresenta diferentes teorias que buscam entender a relação entre variáveis que influenciam a quantidade, eficácia e direção da busca por informações externas pelos consumidores. Foram selecionados e analisados 21 modelos, os quais foram publicados entre os anos de 1983 e 2022. Quanto aos resultados, descobriu-se que os objetivos e as variáveis dos modelos possuem semelhanças e diferenças dentro do seu contexto. Sendo assim, esta pesquisa obteve 4 categorias finais, as quais identificam e dividem os modelos: (1) busca de informações sobre produto no ambiente físico, (2) busca de informações sobre serviço no ambiente físico, (3) busca de informações sobre produto no ambiente online e (4) busca de informações sobre serviço no ambiente online. Por fim, são destacadas as limitações do estudo e as sugestões para pesquisas futuras em relação à revisão dos modelos.

https://doi.org/10.14393/MIP-v5n2-2024-71818
PDF Português

Referências

Alejandro, T. B., et al. (2011). Information search in complex industrial buying: Empirical evidence from Brazil. Industrial Marketing Management, 40(1), 17–27.

Anjos Neto, J. D., Gois, P. L. F., & Silva, S. M. de M. M. (2023). O impacto das campanhas pró-LGBTQIAP+ nas gerações Y e Z. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(8), 9105–9129. https://doi.org/10.55905/oelv21n8-070

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Beatty, S. E., & Smith, S. M. (1987). External Search Effort: An Investigation Across Several Product Categories. Journal of Consumer Research, 14, 83-95.

Berisha, E., Sjögren, M., & Sölve, J. (2015). Pinkwashing or Pro-Diversity?. LBMG Strategic Brand Management-Masters Paper Series.

Bettman, J. R., & Park, W. C. (1980). Effects of Prior Knowledge and Experience and Phase of the Choice Process on Consumer Decision Processes: A Protocol Analysis. Journal of Consumer Research, 7, 234-248.

Blackmer, C. E. (2019). Pinkwashing. Israel Studies, 24(2), 171-181.

Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2013). Comportamento do consumidor (9ª ed.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Blodgett, J. G., Hill, D. J., & Stone, G. (1995). A Model of the Determinants of Retail Search. In F. R. Kardes & M. Sujan (Eds.), Advances in Consumer Research, 22, 518-523.

Botelho, D., & Guissoni, L. A. (2020). Experiência e engajamento do cliente. Revista de Administração de Empresas, 60, 3-6. https://doi.org/10.1590/S0034-759020200102.

Brito, O. P. de (2021). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: A FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO DE COMPRA. Revista Aproximação, 3(07). https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/7120.

Caregnato, R. C. A., & Mutti, R. (2006). Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, 15(4), 679–684.

Dawes, P. L., Grahame, R., & Patterson, P. (1992). Detrimants of Pre-Purchase Information Search Effort for Management Consulting Services. Journal of Business-to-Business Marketing, 1(1), 31-61. DOI: 10.1300/J033v01n01_03

Erawan, T., Krairit, D., & Esichaikul, V. (2010). Development of tourist information search behavior model: The case of Thailand. In PICMET 2010 TECHNOLOGY MANAGEMENT FOR GLOBAL ECONOMIC GROWTH (pp. 1-7). IEEE.

Gemelli, C. E., Fraga, A. M., & Prestes, V. A. (2019). Produção científica em relações de trabalho e gestão de pessoas (2000/2017). Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 10(2), 222-248. Recuperado de https://doi.org/10.19094/contextus.v17i2.41214

Gois, P., & Ferraz, J. M. (2021). Introdução ao pinkwashing: Representatividade e marcas engajadas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 15(2), 88-103.

Gois, P. L. F., & Nicolao, L. (2023). O Efeito da Identidade Social na Relação das Percepções de Impacto Social e Autenticidade da Marca com as Intenções de Compra e Recomendação. Anais do XLVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2023. https://doi.org/10.21714/2177-2576EnANPAD2023

Guedes, V. L. S., & Borschiver, S. (2005). Bibliometria: Uma Ferramenta Estatística Para a Gestão Da Informação E Do Conhecimento, Em Sistemas De Informação, De Comunicação E De. CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 1–18. Disponível em: http://dici.ibict.br/archive/00000508/01/VaniaLSGuedes.pdf.

Guo, C. (2001). A Review on Consumer External Search: Amount and Determinants. Journal of Business and Psychology.

Gursoy, D., & McCleary, K. W. (2004). An Integrative Model of Tourists’ Information Search Behavior. Annals of Tourism Research, 31(2), 353-373.

Haridasan, A. C., Fernando, A. G., & Balakrishnan, S. (2021). Investigation of consumers’ cross-channel switching intentions: A push-pull-mooring approach. Journal of Consumer Behaviour, 20(5), 1092–1112.

Hawkins, D. I., & Mothersbaugh, D. L. (2019). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing (13ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Huang, L. Y., & Xu, H. G. (2011). Information Search Model: A Psychological Perspective. In 5th International Symposium on Green Hospitality and Tourism (pp. 208-215).

Klein, L. R. (1998). Evaluating the potential of interactive media through a new lens: Search versus experience goods. Journal of Business Research, 41(3), 195-203.

Krefeld-Schwalb, A., & Rosner, A. (2020). A new way to guide consumer’s choice: Retro-cueing alters the availability of product information in memory. Journal of Business Research, 111, 135–147.

Lăzăroiu, G., et al. (2020). Consumers’ Decision-Making Process on Social Commerce Platforms: Online Trust, Perceived Risk, and Purchase Intentions. Frontiers Media S.A.

Lake, N. (2021). ‘Corrective Rape’and Black Lesbian Sexualities in South Africa: Negotiating the Tensions between ‘Blackwashing’and ‘Pinkwashing’Homophobia. In The Routledge International Handbook of Social Work and Sexualities (pp. 98-113). Routledge.

Lee, J., & Cho, J. (2005). Consumers’ use of information intermediaries and the impact on their information search behavior in the financial market. Journal of Consumer Affairs, 39(1), 95-120.

Lessa, P. W. B., Vieira, C. L. S., & Matos, I. M. (2021). Motivações e fatores que influenciam a intenção de compra nos e-marketplaces. REUNA, 26(4), 38–61. Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/1283. Acesso em: 8 jan. 2023.

Lotka, A. J. (1926). The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Sciences, 16(12), 317–323.

Lu, A. C. C., & Gursoy, D. (2015). A conceptual model of consumers’ online tourism confusion. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 27(6), 1320-1342. https://doi.org/10.1108/IJCHM-04-2014-0171

Machado Junior, C., et al. (2016). As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências da Administração, 111–123.

Mehta, N., Rajiv, S., & Srinivasan, K. (2003). Price uncertainty and consumer search: A structural model of consideration set formation. Marketing Science, 22(1), 58-84.

Mishra, R., Singh, R. K., & Koles, B. (2021). Consumer decision-making in omnichannel retailing: Literature review and future research agenda. Blackwell Publishing Ltd.

Moher, D., et al. (2008). When and how to update systematic reviews. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2010(1). Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/14651858.MR000023.pub3.

Moorthy, S. B. T., & Ratchford, D. T. (1997). Consumer information search revisited: theory and empirical analysis. *Journal Consumer Research, 263–277.

Moriarty, R. T. Jr., & Spekman, R. E. (1984). An empirical investigation of the information sources used during the industrial buying process. Journal of Marketing Research, 21, 137-147.

Pinheiro, G., & Harvey, C. (2019). “We are a collective, a lot of us together, standing up”: South African black lesbian women’s activism against discourses of blackwashing homophobia. Agenda, 33(2), 97-112.

Pizzutti, C., Gonçalves, R., & Ferreira, M. (2022). Information search behavior at the post-purchase stage of the customer journey. Journal of the Academy of Marketing Science, 50(5), 981–1010.

Punj, G. N., & Staelin, R. (1983). A model of consumer information search behavior for new automobiles. Journal of Consumer Research, 9(4), 366-380. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2488787. Acesso em: 28 abr. 2023.

Putrevu, S., & Ratchford, B. T. (1997). A model of search behavior with an application to grocery shopping. Journal of Retailing, 73(4), 463-486.

Rezende, S. R. G., & Coelho, C. (2021). Modelos tradicionais de estudo de comportamento do consumidor. Consumer Behavior Review, 5(2), 196-214. http://portal.amelica.org/ameli/journal/364/3642797005/html/.

Schmidt, J. B., & Sprang, R. A. (1996). A Proposed Model of External Consumer Information Search. Journal of the Academy of Marketing Science.

Sharifpour, M., et al. (2014). Investigating the role of prior knowledge in tourist decision making: A structural equation model of risk perceptions and information search. Journal of Travel Research, 53(3), 307-322.

Sohn, Y. S., Joun, H., & Chang, D. R. (2002). A model of consumer information search and online network externalities. Journal of Interactive Marketing, 16(4), 2-14.

Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor - Comprando, Possuindo e Sendo (11ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Sundaram D. S., & Taylor R. D. (1998). An Investigation of External Information Search Effort: Replication in In-Home Shopping Situations. In Advances in Consumer Research, 25, 440-445.

Swaminathan, V., Sorescu, A., Steenkamp, J.-B. E. M., O’Guinn, T. C. G., & Schmitt, B. (2020). Branding in a Hyperconnected World: Refocusing Theories and Rethinking Boundaries. Journal of Marketing, 84(2), 24-46. https://doi.org/10.1177/0022242919899905

Vogt, C. A., & Fesenmaier, D. R. (1998). Expanding the functional information search model. Annals of Tourism Research, 25(3), 551-578.

Wu, J., & Rangaswamy, A. (2003). A Fuzzy Set Model of Search and Consideration with an Application to an Online Market. Marketing Science, 22(3).

Yang, L., Toubia, O., & De Jong, M. G. (2015). A bounded rationality model of information search and choice in preference measurement. Journal of Marketing Research, 52(2), 166-183.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Management in Perspective

Downloads

Não há dados estatísticos.