Interface entre Missão e Propósito das Empresas Brasileiras B Corporations
PDF Português
PDF English (English)

Palavras-chave

Declaração de missão
Propósito organizacional
Empresas B Corporation
Comunicação organizacional

Como Citar

Araújo, F. N. M. de, Bezerra, W. K. M. de S., Nóbrega, K. C., Neves, F. J. da R., & Mendonça, E. de S. (2020). Interface entre Missão e Propósito das Empresas Brasileiras B Corporations. Management in Perspective, 1(2), 169–186. https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49428

Resumo

Esta pesquisa analisa as interfaces entre as declarações de Missão e de Propósito de empresas com certificação B Corporations do Brasil, a partir da seguinte questão: quais são as interfaces entre a Missão e o Propósito em empresas brasileiras que possuem a certificação B Corporations? A missão é um importante componente da identidade organizacional e representa a razão de existir de uma empresa. É considerada como uma ferramenta de comunicação da empresa com o mercado e com o público interno. O propósito emergiu como fortalecimento da missão; além disso, apoia a condução da implementação estratégica para o alcance da visão e da vivência dos valores. O público pesquisado é composto pelas empresas certificadas B Corporation do Brasil. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi conduzida uma pesquisa nos websites dessas empresas. Para avaliação da declaração de missão foram analisadas 11 categorias e para a avaliação da declaração de propósito foram analisadas 6 categorias. Com o uso de uma escala, analisou-se a presença ou ausência das categorias da missão e do propósito, respectivamente, na declaração de Missão e na declaração de propósito de empresas certificadas B Corporation, do Brasil. Os resultados mostram que, quando utilizadas de forma consistente, essas categorias geram uma consonância entre as duas mensagens. O estudo contribui para as pesquisas em comunicação organizacional e relação com stakeholders.

https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49428
PDF Português
PDF English (English)

Referências

Araújo, F. N. M. de. (2016). Interfaces entre Missão, Propósito e Comportamento Servidor nas Empresas de Serviços (Dissertação de Mestrado em Administração). Universidade Potiguar, Natal, Pernambuco, Brasil.

Bart, C. K. (2006). Mission statement quality and financial performance. European Management Journal, 24(1), 86-94. https://doi.org/10.1016/j.emj.2005.12.010

B Corporation. (2018). What are B Corps? B Corporation. Recuperado de https://bcorporation.net/about-b-corps

Campbell, A. (1992). The power of mission: aligning strategy and culture. Planning Review, 89(12), 94-102. https://doi.org/10.1108/eb054369

Campbell, A. (1997). Mission Statements. Long Range Planning, 30(6), 931-932. https://doi.org/10.1016/S0024-6301(97)00084-8

Champy, J. & Nohria, N. (2000). The Arc of Ambition – Defining the Leadership Journey. Cambridge, MA: Perseus Books.

Cochran, D. S.; David, F. R.; Gibson, C. K. (2008). A framework for developing an 383 effective mission statement. Journal of Business Strategies, 25(2), 27-39.

Comini, G., Fidelholc, M., Rodrigues, J. (2014, outubro) Empresas B: Princípios e desafios do Movimento B Corp. Anais dos Seminários em Administração – SEMEAD, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, 17.

David, F. R. & David, F. R. (2003). It’s time to redraft your mission statement. Journal of Business Strategy, 24(1), 11-14. https://doi.org/10.1108/02756660310508218

Drucker, P. (2006). What executives should remember. Harvard Business Review, February, 144-152.

Ellsworth, R. R. (2002). Leading with Purpose – The New Corporate Realities. Stanford, CA: Stanford University Press.

George, B. (2003). Authentic Leadership – Rediscovering the Secrets to Creating Lasting Value. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Gilbert, J. (2010). Perspectives: what eBay’s court fight with Craigslist reveals. B Corp NonprofitSoap Box. Recuperado de http://bcorp.nonprofitsoapbox.com/component/content/article/12-blog/247-perspectiveswhat-ebays-court-fight-with-craigslist-reveals-by-jay-coen-gilbert.

Irigaray, H. A. R. & Harten, B. A. (2014, maio). Missão Organizacional: Por Uma Análise de Sua Dimensão Simbólica. Anais do Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, 8.

Khalifa, A. S. (2012). Mission, purpose, and ambition: redefining the mission statement. Journal of Strategy and Management, 5(3), 236-251. https://doi.org/10.1108/17554251211247553

King, D.L., Case, C.J., & Premo, K.M. (2012). An International Mission Statement Comparsion: United States, France, Germany, Japan, and China. Academy of Strategic Management Journal, 11(2), 93-119.

Machado, H. V. (2003). A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. Revista de Administração Contemporânea (RAC). 51(73), 51-73. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500004

Mintzberg, H, Ahlstrand, B., & Lampel, J. (2000). Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman.

Mullane, J. V. (2002). The mission statement is a strategic tool: when used properly. Management Decision, 40(5), 448-455. https://doi.org/10.1108/00251740210430461

Mussoi, A, Lunkes, R. J., & Silva, R. V. (2011). Da Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. REGE Revista de Gestão (USP), 18(3), 361-384. https://doi.org/10.5700/rege431

Porter, M. & Kramer, M. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62-77.

Ready, D. A. & Truelove, E. (2011). The power of collective ambition. Harvard Business of Strategy and Management, 5(3), 236-251.

Sisodia, R. (2009). Doing Business in the Age of Conscious Capitalism. Journal of Indian Business Research, 1(2/3), 188-192. https://doi.org/10.1108/17554190911005354

Stallworth, W. L.(2008). The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present, and future. Journal of Business Communication, 45(2), 94-119. https://doi.org/10.1177/0021943607313989

Sufi, T. & Lyons, H. (2003). Mission statements exposed. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 15(5), 255-262. https://doi.org/10.1108/09596110310482173

Thompson Jr, A. A., Strickland II, A. J., & Gamble, J. E. (2008). Administração estratégica. São Paulo: McGraw-Hill.

São políticas de direitos autorais da MiP:

I - ao enviar o material para publicação, os autores automaticamente abrem mão de seus direitos autorais, conforme normas Creative Commons, adotada pela revista;

II - os artigos que não forem aprovados para publicação na revista, não terão os direitos autorais retidos;

III - é proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização por escrito do Editor(a)-chefe e detentores dos direitos autorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.