TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS E O AVANÇO DA COVID-19 NO BRASIL

Autores

  • Lucas Azeredo Rodrigues Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia0054407

Palavras-chave:

Transporte aéreo de passageiros, Aviação comercial, COVID-19, Geografia da Circulação, Transporte e Logística, Geografia da Saúde

Resumo

O Brasil é um dos países que mais sofrem com a ausência de políticas públicas federais em prol da contenção do avanço da COVID-19. No setor aéreo não é diferente. A ausência de uma maior intervenção regulatória da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), cujo propósito seria a restrição quanto à circulação de pessoas, fica evidente quando se confronta a denominada “malha aérea essencial” com o atual cenário pandêmico. É neste sentido que este trabalho pretende analisar quais foram as medidas adotadas pelo setor aéreo e Estado, bem como demonstrar seu impacto na circulação de pessoas na rede urbana com maiores índices de COVID-19. Para isso, usaremos dados oficiais e confecção de representações cartográficas para um melhor entendimento da temática. A espacialização desses dados nos indica disseminação do vírus poderia ter sido reduzida caso adotassem medidas mais severas na regulação do transporte aéreo de passageiros.

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Publicado

18-06-2020

Como Citar

AZEREDO RODRIGUES, L. TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS E O AVANÇO DA COVID-19 NO BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, p. 193–201, 2020. DOI: 10.14393/Hygeia0054407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/54407. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial: Dossiê COVID-19