O FENÔMENO DE EXPANSÃO DAS CLÍNICAS MÉDICAS POPULARES: RESSIGNIFICAÇÃO DO BAIRRO CENTRO EM FORTALEZA - CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia142803

Palavras-chave:

Clínica popular. Geografia da Saúde. Bairro Centro. Ressignificação.

Resumo

As pesquisas na área da Geografia da Saúde são de ampla relevância para a análise das transformações socioespaciais, motivadas pela dispersão e concentração dos serviços e equipamentos de saúde. Portanto, o presente artigo tem o propósito de analisar as transformações ocorridas no bairro Centro em Fortaleza - Ceará, após a inserção das clínicas médicas populares na década de 1990. Para um melhor entendimento da dinâmica do bairro e das clínicas médicas, foram realizados trabalhos de campo com a aplicação de questionários direcionados aos responsáveis pelas 32 clínicas existentes no local. Foi constatado que a presença das clínicas médicas populares foi responsável por mudanças significativas no Centro. O bairro, que era predominantemente comercial, transformou-se em um polo prestador de serviços da saúde de cunho popular. A permanência das clínicas médicas populares está diretamente vinculada ao interior do Ceará, pois é justamente a população dos municípios do interior do estado a base de sustentação dos estabelecimentos de saúde. De modo geral, observou-se que as clínicas direcionadas à população menos privilegiada economicamente impulsionaram de forma simultânea a ressignificação da Praça do Passeio Público e a valorização da área do entorno, através das novas formas de ação e das mudanças de função do local.

Downloads

Biografia do Autor

  • Claudiana Viana Godoy, Universidade Federal do Ceará
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2013 - 2015).
  • José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará
    Professor Emérito e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor do programa de pós-graduação em geografia da UFC. Professor do Departamento de Geografia da PUC-RIO, Coordenador da àrea de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, AURORA GEOGRAPHY JOURNAL(Portugal), NORBA Revista de Geografia (Espanha), CIDADES, CONFINS, MERCATOR, GEOGRAPHARES, ESPA

Downloads

Publicado

05-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GODOY, Claudiana Viana; DA SILVA, José Borzacchiello. O FENÔMENO DE EXPANSÃO DAS CLÍNICAS MÉDICAS POPULARES: RESSIGNIFICAÇÃO DO BAIRRO CENTRO EM FORTALEZA - CEARÁ. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 14, n. 28, p. 32–49, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia142803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/39608. Acesso em: 1 abr. 2025.