A Expansão do Direito Penal e a Exigência de Tutela de Novos Bens Jurídicos na Sociedade de Risco

a Garantia Fundamental da Proteção ao Consumidor

Autores/as

  • Simone Silva Prudencio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v45n2a2017-42957

Palabras clave:

Bem jurídico, sociedade de risco, juízo de probabilidade, crimes de perigo abstrato

Resumen

Os novos bens jurídicos são realidade na sociedade pós-moderna. Por tal razão, o estudo de mecanismos hábeis a instrumentalizar a tutela penal, como ultima ratio, merece atenção. Nesse contexto é que se apresentam os institutos penais denominados de crimes de perigo, norma penal em branco e tipos abertos. A busca por efetividade da tutela penal alcança, também, o processo penal que, no campo da prova, deve se desvencilhar do modelo de prova cabal para adotar a prova por indícios que, mediante juízos de probabilidade embasados em estudos científicos prévios, formarão a convicção do juiz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Silva Prudencio, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis, da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

Prudencio, S. S. (2018). A Expansão do Direito Penal e a Exigência de Tutela de Novos Bens Jurídicos na Sociedade de Risco: a Garantia Fundamental da Proteção ao Consumidor. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 45(2). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v45n2a2017-42957