Direitos Humanos, Interculturalidade e Diplomacia Cultural

um Estudo Comparado

Autores/as

  • Antônio Walber Matias Muniz Universidade de Fortaleza
  • Bianca Viana Thomaz Universidade de Fortaleza
  • Taís Vasconcelos Cidrão Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v44n2a2016-40409

Palabras clave:

Direitos humanos, Interculturalidade, Diplomacia cultural

Resumen

Através de um estudo predominantemente bibliográfico acerca da correlação entre os institutos dos direitos humanos, da interculturalidade e da diplomacia cultural, o propósito primordial do presente trabalho é apresentar esta última como um instrumento de promoção do diálogo intercultural entre os povos. A escolha do tema adveio da necessidade impreterível da promoção e da proteção eficaz dos direitos humanos sem, contudo, desconsiderar as especificidades culturais de cada Estado. Busca-se superar a polêmica acerca da dicotomia "universalismo x relativismo cultural", propondo-se no seu lugar a interculturalidade. Tendo em vista que a cultura não deve ser utilizada como um empecilho à preponderância dos direitos humanos, tampouco pode ser aceita como uma imposição de valores. Dessa forma, a diplomacia cultural representa um instrumento ideal para a efetivação desse diálogo intercultural a fim de se alcançar uma confluência de chegada, e não de partida. A diplomacia cultural, por sua vez, é capaz de promover a compreensão mútua, a confiança e o respeito entre os povos e, assim, construir um engajamento internacional favorável entre os Estados e um diálogo sobre direitos humanos pautado no respeito e, sobretudo, na diversidade cultural. Defende-se aqui que a interculturalidade, sistematizada na hermenêutica diatópica, no respeito e na valorização da diversidade cultural, é a melhor forma de se propagar os direitos humanos sem causar conflitos secundários e inoportunos, sendo a diplomacia cultural um ótimo instrumento para alcançar esse propósito. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Walber Matias Muniz, Universidade de Fortaleza

Pós-Doutorando (UNB 2017). Doutor (USP 2015). Professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Coordenador do Núcleo de Estudos Internacionais NEI/UNIFOR/FUNAG.

Bianca Viana Thomaz, Universidade de Fortaleza

Especialista em Direito e Relações Internacionais (UNIFOR 2017). Alumni do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Pesquisadora do NEI/UNIFOR/FUNAG.

Taís Vasconcelos Cidrão, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Direito (UNICHRISTUS 2017). Especialista em Direito e Processo Constitucional. Pesquisadora do NEI/UNIFOR/FUNAG.

Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Muniz, A. W. M., Thomaz, B. V., & Cidrão, T. V. (2017). Direitos Humanos, Interculturalidade e Diplomacia Cultural: um Estudo Comparado. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 44(2). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v44n2a2016-40409