Legitimidade Recursal do Alimentando na Condição de Terceiro Prejudicado

Autores/as

  • Cassius Marques Guimarães Faculdade Politécnica de Uberlândia
  • Franciene Silva da Costa Zanata Faculdade Politécnica de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v42n1a2014-2

Palabras clave:

Recurso, Terceiro Prejudicado, Alimentos, Alimentando

Resumen

O atual Código de Processo Civil Brasileiro (CPC) assegura ao terceiro prejudicado a possibilidade de interposição de recurso. Dentre as várias espécies de terceiros prejudicados, merece especial atenção o destinatário de alimentos. Tendo em conta que a manutenção do seu benefício vincula-se à proporcionalidade das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada, é inevitável reconhecer que o alimentando possui interesse legítimo em não ver seu devedor prejudicado. Além disso, a diminuição da capacidade financeira do seu alimentador o afetará diretamente, fato este que poderá ensejar Ação Revisional de Alimentos. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), ao longo dos seus artigos, traz rico regime de princípios, direitos e garantias fundamentais que permeiam todo o ordenamento jurídico pátrio. O presente trabalho dedica-se propor solução para o dano ricochete sofrido pelo alimentando quando da condenação do respectivo alimentador. Dentro da nova perspectiva constitucionalista, tais mecanismos devem ser adotados no caso concreto para viabilizar a defesa do alimentador pelo seu credor, na condição de terceiro prejudicado, sempre que vislumbrar ameaça às condições que lhe permitam viver com dignidade. A Carta de 1988 oferece destacado papel à alimentação, vez que sem alimentos não é possível se ter dignidade. Nota-se, desse modo, a preocupação clara do legislador constituinte em assegurar aos beneficiários de alimentos proteção àquilo que lhe permite desenvolvimento pessoal: seus alimentos. Ao julgador caberá, portanto, mensurar o nexo entre a iminente perda patrimonial do alimentador e seu potencial alcance lesivo aos alimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cassius Marques Guimarães, Faculdade Politécnica de Uberlândia

Graduando do curso de Direito da Faculdade Politécnica de Uberlândia, atualmente cursando o 6º período.

Franciene Silva da Costa Zanata, Faculdade Politécnica de Uberlândia

Professora da Faculdade Politécnica de Uberlândia. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Graduada em Direito e em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2014-08-08

Cómo citar

Guimarães, C. M., & Zanata, F. S. da C. (2014). Legitimidade Recursal do Alimentando na Condição de Terceiro Prejudicado. Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 42(1). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v42n1a2014-2