Cuidado decolonial na formação em enfermagem

experiências e saberes a partir de ações extensionistas e memórias de Parteiras Tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68407.803-839

Palavras-chave:

Extensão, Enfermagem, Decolonialidade, Parteiras

Resumo

Neste artigo pretendemos refletir sobre possíveis caminhos para que a formação em enfermagem seja qualificada a partir da pedagogia decolonial, defendida por Catherine Walsh (2007) como uma práxis baseada na insurgência educativa propositiva, representando a criação e a construção de novas condições sociais, políticas e culturais, para atender as demandas da complexa situação de saúde das populações que requer profissionais com capacidade crítico-reflexiva para atuarem na perspectiva de cuidado integral respeitando os princípios da equidade, autonomia, emancipação e satisfação. O artigo é fruto de uma investigação de doutorado em torno dos saberes de Parteiras Tradicionais do território do antigo quilombo do Cabula (Salvador) e teve como objetivo discutir como esses saberes podem contribuir para a formação de enfermeiras, refletindo sobre a importância da Educação Popular em Saúde e de ações extensionistas, desenvolvidas no curso de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, incluindo: análise de documentos relacionados a ações de extensão na atenção à saúde do curso de Enfermagem, rodas de conversa e entrevistas-narrativas com mulheres mais velhas do bairro do Cabula, guardiãs de saberes, para resgatar memórias das parteiras tradicionais que atuaram naquele território até meados do século XX, quando o parto passou a ser institucionalizado. Nesta perspectiva, apresentamos uma primeira sessão na qual são trabalhados aspectos conceituais e teóricos que constroem a reflexão sobre a relação entre a colonialidade, a medicalização do parto e a atuação de parteiras e uma segunda sessão na qual são apresentadas duas possíveis dimensões da pedagogia decolonial em enfermagem, enquanto resultados: a extensão universitária e a aproximação de memórias de parteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Lúcia Souto Galvão, Universidade do Estado da Bahia

Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Doutora em Educação e Contemporaneidades. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. ORCID: 0000-0003-2744-1773 

Ticiana Osvald Ramos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Socióloga, Mestre e Doutora em Sociologia (Universidade de Brasília). Especialista em Saúde Pública. Professora no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. ORCID: 0000-0001-8765-2340 

Tainá Santana de Deus Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

 Pós-Graduanda em Enfermagem Obstétrica pela UniRUy/Wyden. Pós Graduanda em Aleitamento Materno pela Unyleya. Doula, Enfermeira (Universidade do Estado da Bahia). ORCID: 0000-0002-9418-4378 

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Souto Galvão, M. L., Osvald Ramos, T., & Santana de Deus Oliveira, T. (2023). Cuidado decolonial na formação em enfermagem: experiências e saberes a partir de ações extensionistas e memórias de Parteiras Tradicionais. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 803–839. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68407.803-839