Questão Ambiental e Teoria Crítica Direitos Humanos
por uma leitura em Enrique Dussel
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68397.116-135Palavras-chave:
Enrique Dussel, Questão ambiental, Teoria crítica dos Direitos HumanosResumo
O artigo tem como foco abordar as relações entre a Teoria crítica dos Direitos e a questão ambiental a partir da contribuição do filósofo Enrique Dussel. Para esse objetivo, o texto está organizado em dois grandes eixos, que se seguem à introdução, onde reiteramos a necessidade de refletir criticamente os Direitos Humanos reconhecendo os sujeitos vivos e negados do processo de libertação na AL. No primeiro, abordaremos a relevância de Dussel como um pensador que tematiza de forma radical a AL a partir da relação entre sua Filosofia da Libertação e os Direitos Humanos. No segundo, indicaremos alguns elementos da crítica-política do filósofo de Mendoza para o debate da TCDH e as implicações diante a questão ambiental na América Latina mediante a violenta subjugação colonial e histórica imposta pelo modelo civilizatório capitalista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.