Artesanato e resistência

uma leitura decolonial da arte para mulheres do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68305.303-326

Palavras-chave:

Artesanato, Arte, Mulheres do campo, Estratégias de resistência, Feminismo decolonial

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio de uma leitura decolonial, os sentidos das práticas artísticas/artesanais de mulheres do campo, a fim de compreender se podem se constituir como modos de resistência frente às diferentes formas de opressão. As participantes foram convidadas a partir de uma página de artesanato em uma rede social e utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os resultados demonstraram a importância do artesanato como estratégia de resistência para estas mulheres e as questões de gênero e ligadas ao capitalismo que atravessam essa prática no contexto rural. As participantes trouxeram pautas que colocam em questão o modo como produzimos conhecimento, possibilitando pensar sobre o nosso lugar enquanto pesquisadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Alexsandra dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC-UNICENTRO). Professora adjunta na Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO. Pós-doutora em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo-USP/ Ribeirão Preto. Mestra em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduada em Letras Português Literatura e em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Líder do grupo de pesquisa Laboratório Discursividades, Mulheres e Resistência (UNICENTRO) e membro do grupo de pesquisa Análise do discurso e suas Interfaces (FFCLRP-USP).

Maria Eduarda Roberti, Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro

Acadêmica do 5º ano do curso de psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Santos, K. A. dos, & Roberti, M. E. (2023). Artesanato e resistência: uma leitura decolonial da arte para mulheres do campo. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 303–326. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68305.303-326