Universidades Federais Brasileiras com Vagas para Refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.68232.761-791

Palavras-chave:

Refugiados, AJESIR, Acesso à educação

Resumo

Esta pesquisa busca determinar quais universidades federais possuem vagas específicas para pessoas refugiadas e compreender as especificidades de seus editais. A partir de um contato inicial com as universidades e uma pesquisa baseada em uma metodologia documental e analítica, foi feita uma lista de universidades brasileiras que oferecem vagas aos refugiados e, também, seus requisitos comuns. Para tanto foram utilizados os editais divulgados pelas próprias universidades tanto quanto documentos jurídicos que positivavam tais ações afirmativas dentro dos ordenamentos internos destas instituições Também foram analisadas as universidades que apresentam propostas que ainda não foram postas em ação, e mais profundamente os tipos de ações tomadas por aquelas que praticam um edital mais inclusivo aos refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Magri Moreira de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Membro da Assessoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco (AJESIR/UFU). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEDPI/CNPq). Foi bolsista FAPEMIG no projeto ― "A solução de controvérsias no Direito Internacional Privado: as novas tecnologias e o acesso transnacional à justiça no estado de Minas Gerais".

Luiza Aparecida Ranuzzi, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi membro da Assessoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco (AJESIR/UFU).

Pedro Lucchett Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharelando em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/CNPq) e de Estudos em Direito Internacional Crítico (DICRI/CNPq). Foi pesquisador no Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI-USP) e bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG. 

Tatiana Cardoso Squeff, Universidade Federal de Uberlândia

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e professora Adjunta de Direito Internacional da UFU. Professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSM. Pós-Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de VitóriaFDV. Doutora em Direito Internacional pela UFRGS, com período sanduíche junto à University of Ottawa. Mestre em Direito pela UNISINOS, esta com bolsa CAPES e período sanduíche junto à University of Toronto, com bolsa DFAIT. Membro associada da ASADIP, ILA-Brasil e ABRI. É pesquisadora do NETI/USP. Cocoordena a Assesoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco – AJESIR/UFU.

Thiago Gonçalves Paluma Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU (Período de 2017-atual - DIRTC-PROPP/UFU - Agência Intelecto e Incubadora CIAEM). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Direito Internacional pela "Universidad de Valencia - España". Coordenador da Rede de Pesquisa de Processo Civil Internacional, e Co-coordenador a Assesoria Jurídica para Migrantes e Pessoas em Situação de Risco – AJESIR/UFU. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional - GEPDI/CNPq.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Magri Moreira de Carvalho, V., Ranuzzi, L. A., Lucchett Silva, P., Cardoso Squeff, T., & Gonçalves Paluma Rocha, T. (2023). Universidades Federais Brasileiras com Vagas para Refugiados. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 50(2), 761–791. https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.2.2022.68232.761-791

Edição

Seção

Entrevistas, Palestras, Relatórios e Amicus Curiae