A interculturalidade na perspectiva da decolonialização por meio da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68216.439-451Palavras-chave:
Colonialismo, Descolonialidade, Interculturalidade, EducaçãoResumo
Este texto objetiva analisar como a interculturalidade pode vir a ser um agente promotor da descolonialidade a partir da educação. A pesquisa se deu com base em estudos bibliográficos a fim de entender o conceito do termo intercultural e sua relevância para o fomento de uma educação decolonial. As leituras das produções do Grupo Modernidade/Colonialidade (GM/C) - formado principalmente por dez pesquisadores latinos - estimulam o estudo acerca de questões como diversidade cultural, educação intercultural e decolonialidade. Além disso, examina a qualidade da formação do docente para entender de que forma ela pode favorecer a valorização das mais variadas culturas dentro de sala de aula. No decorrer desta pesquisa, foi possível perceber que as opiniões dos pensadores do GM/C convergem para a ideia de que o incentivo à interculturalidade na formação tanto de docentes, quanto de discentes, possibilita a elaboração de projetos educacionais que respeitam e atendem às transformações sociais e culturais. É fundamental haver a decolonização do conhecimento, de modo que se possa romper com os padrões de exclusão e de discriminação, a fim de tornar a sociedade mais humana e ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.