A interculturalidade na perspectiva da decolonialização por meio da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68216.439-451

Palavras-chave:

Colonialismo, Descolonialidade, Interculturalidade, Educação

Resumo

Este texto objetiva analisar como a interculturalidade pode vir a ser um agente promotor da descolonialidade a partir da educação. A pesquisa se deu com base em estudos bibliográficos a fim de entender o conceito do termo intercultural e sua relevância para o fomento de uma educação decolonial. As leituras das produções do Grupo Modernidade/Colonialidade (GM/C) - formado principalmente por dez pesquisadores latinos - estimulam o estudo acerca de questões como diversidade cultural, educação intercultural e decolonialidade. Além disso, examina a qualidade da formação do docente para entender de que forma ela pode favorecer a valorização das mais variadas culturas dentro de sala de aula. No decorrer desta pesquisa, foi possível perceber que as opiniões dos pensadores do GM/C convergem para a ideia de que o incentivo à interculturalidade na formação tanto de docentes, quanto de discentes, possibilita a elaboração de projetos educacionais que respeitam e atendem às transformações sociais e culturais. É fundamental haver a decolonização do conhecimento, de modo que se possa romper com os padrões de exclusão e de discriminação, a fim de tornar a sociedade mais humana e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme de Melo Peixoto, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Doutor em Comunicação Social pela UFPE, com estágios de pós-doutoramento pelo Center for Internet Studies and Digital Life (Universidad de Navarra - Espanha) e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento no Centro de Informática da UFPE. Bolsista de Inovação pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Professor permanente do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e nos cursos de graduação em Fotografia e Jornalismo. Coordenador do MBA em Gestão e Comunicação da Inovação no Setor Público (Católica Business School). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Createch – Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento de Soluções e Produtos em Indústrias Criativas. É servidor público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Karla Ramos Ribas de Mello , Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Jornalista e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCriativas Unicap).

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

de Melo Peixoto, J. G., & Ribas de Mello , K. R. (2023). A interculturalidade na perspectiva da decolonialização por meio da educação. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 439–451. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68216.439-451