Educação e decolonialidade desde o Brasil

aproximações entre Dussel e Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68072.472-492

Palavras-chave:

América Latina, Conscientização, Escola Pública, Transformação

Resumo

Este trabalho de cunho bibliográfico aproxima os estudos de Paulo Freire e Enrique Dussel para pensar a educação no horizonte da libertação, relacionando-a com a decolonialidade, desde o Brasil. Problematiza a ‘educação bancária’ e os processos de desumanização naturalizados no currículo. A práxis da dominação expressa no currículo e na formação de educadores/as traz muitos desafios como a padronização, a hierarquização, a precarização do trabalho docente, o individualismo nos processos de tomada de decisões pedagógicas. O artigo tem como objetivo promover reflexões sobre a necessidade de reorientar o currículo escolar, adotando uma perspectiva pedagógica política, justa e humanizadora na formação de educadores/as. Na intenção de superar os obstáculos, é preciso ter consciência crítica sobre as experiências coloniais e autoritárias, compreendendo que a educação libertadora e dialógica não se restringe ao currículo escolar ou a formação de professoras/es, também propõe uma formação humana mais crítica e democrática, em que os conhecimentos dialetizados e os saberes dos/as alunos/as sejam respeitados e contribuam na construção de uma sociedade mais autônoma e fraterna.

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Biografia do Autor

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil. E-mail: alineaccorssi@gmail.com.

Cristiane Troina Ferreira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande-RS, Brasil. E-mail: cristroina@gmail.com.

Álvaro Veiga Júnior, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil. E-mail: avj.pedagogia@gmail.com.

Marília Claudia Favreto Sinãni, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil. E-mail: profmariliasinani@gmail.com.

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Accorssi, A., Troina Ferreira, C., Veiga Júnior, Álvaro, & Favreto Sinãni, M. C. (2023). Educação e decolonialidade desde o Brasil: aproximações entre Dussel e Freire. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(1), 472–492. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.1.2023.68072.472-492