(Des)velando o Feminismo Decolonial
reflexões sobre a violência política de gênero na américa latina
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-65173Palavras-chave:
Colonialidade, Decolonialidade, Feminismo, Sub representação feminina, Violência política de gêneroResumo
O presente artigo busca por intermédio de reflexões “decoloniais” dissertar sobre o processo da colonialidade instaurada em países não europeus e sua implicabilidade na existência do ser feminino. Esse processo de colonialidade chega à atualidade e relega ao Estado de Direito a sub-representação feminina na política, que quando observada sob uma perspectiva interseccional é ainda maior. Enquanto o feminismo decolonial avança perante o feminismo tradicional, já que não fornece somente uma narrativa no tocante a opressão das mulheres, aumenta-se as formas de invisibilidade feminina na política em uma brutal empreitada pela manutenção do status quo. A partir de pesquisa bibliográfica em que os dados necessários são extraídos de artigos científicos, revistas especializadas, dentre outras fontes, conclui-se que novas formas da velha colonialidade vem sendo criadas para manter a opressão feminina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.