A Violência Doméstica Contra a Mulher
uma análise das ocorrências no estado de Minas Gerais e o atual cenário diante da pandemia provocada pela COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-65172Palavras-chave:
Violência doméstica, Lei Maria da Penha, estado de Minas Gerais, Brasil, COVID-19Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor a situação vivenciada pela mulher em seu ambiente doméstico, no que se refere às inúmeras e constantes agressões provocadas pelo parceiro (a) íntimo (a), analisando-se, em especial, os casos ocorridos no estado de Minas Gerais, no Brasil. Com o advento da pandemia provocada pela COVID-19, percebeu-se um aumento significativo nos casos de violência doméstica contra a mulher, o que também se tornou tema do presente estudo. Trata-se de um problema histórico, social e arraigado na cultura brasileira, em que, por muitas vezes, a mulher, vítima de tal fato, sofre calada, sem realizar a devida denúncia por medo, vergonha, submissão, dependência, entre outros fatores, o que gera uma considerável subnotificação nos casos. A Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, foi consagrada como um verdadeiro marco de proteção à mulher, apresentando diversos mecanismos na tentativa de coibir tal ato. Várias são as formas de violência enfrentada pela mulher, o que resulta em consequências de ordem física, psicológica e moral. As causas de tal submissão também são diversas, o que abrange muitas vezes, o medo, a dependência financeira e a esperança de uma prometida mudança. Tal estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, justifica-se devido à importância de se conhecer os reais números da violência contra a mulher, e entender os seus motivos, as causas e as consequências desse inaceitável ato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.