Realidades adaptadas
perspectiva dialética entre o homem e a inteligência artificial nas relações de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.63597.207-228Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Tecnologias, PandemiaResumo
A inteligência artificial (IA) possui um poder único, de ablaquear o potencial humano de melhoria de resultados que as ferramentas tradicionais não são capazes de fazer. A pandemia serviu para evidenciar que a implementação de tecnologias disruptivas nas relações de trabalho é um caminho irreversível, sobre o qual se faz necessário uma reflexão madura e complexa sobre a relação do homem e essa tecnologia que está transformando cada vez mais as relações de trabalho, incentivando as capacidades humanas e proporcionando a construção de novas realidades. Atualmente a inteligência artificial promove uma diversidade de tecnologias convencionais que estão tendo um impacto substancial na vida cotidiana, neste contexto, é preciso voltar a atenção a observância dos direitos humanos nas relações de trabalho, que estão sendo impactadas pela IA. Com uma rápida visão histórica, é possível diagnosticarmos que a humanidade é uma constante dialética semiótica, numa busca esperançosa de um futuro melhor. Nesse cenário, novas formas de trabalho foram criadas enquanto que outras foram extintas, reformuladas ou adaptadas, em especial durante o período da pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.