Uso de Agrotóxicos na Agricultura
Uma questão de Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-50.1.2022.62732.428-449Palavras-chave:
Agrotóxicos, Agricultura, Malefícios, Direito à saúde, Estado brasileiro, InconstitucionalidadeResumo
No presente artigo, buscou-se pesquisar como o uso de agrotóxicos na agricultura influencia a saúde pública, discorrendo sobre o conceito de agrotóxicos, sua utilização no Brasil, seus malefícios para a saúde dos seres humanos, o direito constitucional à saúde e como tem atuado o Estado brasileiro com o intuito de garantir a preservação de tal direito aos cidadãos. Após toda a pesquisa, verificou-se que o Brasil possui números alarmantes quando o assunto é uso de tais agentes químicos, sendo responsável por consumir 20% de todo o agrotóxico produzido no mundo. A pesquisa fica ainda mais assustadora quando se verifica os malefícios que os agrotóxicos podem causar à saúde, variando de sintomas simples, até doenças crônicas como câncer. Verificou-se que o Brasil possui legislação extremamente branda se comparada com países da União Europeia quando o assunto é a restrição do seu uso e, após análise do direito fundamental à saúde previsto na Carta Magna de 1988, concluiu-se que a omissão do Estado brasileiro no tocante ao controle dos agrotóxicos pode ser considerada inconstitucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.