Políticas Públicas e Direitos Humanos
a importância em assegurar o acolhimento jurídico e social da mulher em meio a pandemia da Covid-19 no brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-59725Palavras-chave:
Direitos Humanos, Violência Doméstica, Mulher, PandemiaResumo
O presente artigo, aborda a importância dos Direitos Humanos fundamentais e a necessidade em assegurar o amparo jurídico e social à mulher em meio a pandemia de COVID-19 no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico onde foram analisadas as questões históricas acerca dos direitos humanos e a configuração sócio-histórica da mulher, na qual, está diretamente ligada à estrutura patriarcal e tem como uma de suas expressões na sociedade, a violência doméstica. Conclui-se que em meio a pandemia, devido ao isolamento social, há o agravamento da vulnerabilidade do gênero feminino, resultando no aumento dos casos de agressões físicas e psicológicas no meio familiar, tornando-se essencial reforçar as políticas públicas e a rede de apoio responsável pelo enfrentamento e amparo da mulher em condição de vulnerabilidade. Desse modo, este artigo possui como objetivo analisar o enfretamento às demandas sociais da mulher em meio a pandemia e para tal, utilizou-se como procedimento para obtenção de dados, o levantamento bibliográfico, sendo, portanto, uma pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.