Propostas Didático-Metodológicas para o Ensino Efetivo de Metodologia de Pesquisa no Curso de Direito

Relato da Experiência “Mentoria de Pesquisa em Direito”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n1a2021-56205

Palavras-chave:

Ensino do Direito, Programas de Pós-Graduação em Direito, Metodologia Jurídica, Pesquisa Jurídica, Pesquisa em Direito

Resumo

Não é novidade que os bacharéis em Direito no Brasil sofrem dificuldades com a “metodologia de pesquisa”. A circunstância parece surgir de modo estrutural no ensino do Direito enquanto área de produção de conhecimento científico. Até então, muitas das publicações a respeito desta crise pedagógica se limitam a tecer críticas e buscar os responsáveis. O presente artigo busca outra via. Visa contribuir com relatos de soluções práticas que podem ser adotadas pelos professores com o fito de auxiliá-los a lecionar e orientar alunos de forma mais efetiva em favor do desenvolvimento de metodologias adequadas para a pesquisa jurídica brasileira. Quanto ao seu problema de pesquisa, questiona: quais técnicas didático-metodológicas alternativas às aulas expositivas podem ser incorporadas para o ensino efetivo de metodologia de pesquisa? A hipótese é que a adoção de metodologia alternativa baseada em mentoring e problem-based learning, é modelo viável para ensino da metodologia científica em cursos de Direito. A pesquisa tem por objetivo central relatar algumas das soluções didático-metodológicas ao ensino da metodologia científica através da implementação mentoring e problem-based learning. Quanto ao método (metodologia), a pesquisa é indutiva quanto a sua abordagem; seu objetivo metodológico é explicativo e propositivo; seu método de procedimento é monográfico a partir de estudo de caso. A técnica de levantamento de dados é indireta (para documentos e bibliografia) e é direta, por outro lado, quando se realiza a coleta de amostras qualitativas não probabilísticas (não aleatórias), escolhidas de modo intencional por julgamento. Como conclusão, reconhece que a prática pedagógica através da abordagem conjunta de mentoring com problembased learning parece ser promissora se comparada ao ensino meramente expositivo de metodologia científica. Outrossim, a técnica ora descrita parece ser instrumentalizável em salas de aula de Graduação em Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Marcos, Maastricht University, Holanda - Universidade de São Paulo, USP

Pesquisador e Doutorando em Fundamentos e Métodos do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Maastricht (Maastricht University). Doutorando em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Pesquisador pelo Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da USP (NETI-USP).

Antônio Ítalo Hardman, Faculdade de Rondônia (FARO)

Mestre em Ciências Jurídicas (LL.M/MSc) pela Universidade Federal da Paraíba, área de concentração Direitos Humanos (PPGCJ-UFPB). Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Rondônia (FARO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa História do Direito e Constitucionalismo (CNPq-UFPB).

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Marcos, H., & Hardman, A. Ítalo. (2021). Propostas Didático-Metodológicas para o Ensino Efetivo de Metodologia de Pesquisa no Curso de Direito: Relato da Experiência “Mentoria de Pesquisa em Direito”. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 49(1), 288–313. https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n1a2021-56205