O Precedente Judicial como Ferramenta de Combate à Padronização Decisória no novo Código de Processo Civil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RFADIR-v49n2a2021-53264Palavras-chave:
Common law, Civil law, Commonlização do Civil Law, PrecedentesResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a padronização decisória no Brasil através de um comparativo entre os principais sistemas jurídicos, quais sejam o common law e o civil law. Para tanto, o estudo será dividido em três partes, sendo a primeira o estudo dos dois principais sistemas jurídicos, quais sejam o common law e o civil law, após será feita uma comparação do sistema jurídico do Brasil com o common law, para, por fim, analisar a questão da adoção de precedentes pelo judiciário brasileiro. Assim, o estudo perpassa pela análise dos sistemas, para, após, demonstrar o fenômeno da commonlização do civil law que vem ocorrendo no direito brasileiro. Na sequência será feita uma diferenciação entre jurisprudência e precedente, bem como um estudo acerca da adoção de um caminho reconstrutivo do sistema jurídico atual brasileiro, cujo objetivo seja dar unidade ao Direito e respeitar os princípios constitucionais da segurança jurídica, liberdade e igualdade na seara do Código de Processo Civil brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS - Por meio da submissão do artigo no site, o autor principal e demais co-atuores, se houver, autoriza(m) a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia a publicar o artigo de sua autoria. Em consequência, através da submissão o autor e seus co-autores, se houver, cedem de maneira gratuita de direitos autorais referente ao artigo, reservando-se somente, os direitos à propriedade intelectual. Declara(m), ainda, serem de sua inteira responsabilidade as idéias e conceitos nele emitidos, bem como, manifesta concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas.