A Expansão do Direito Penal e a Exigência de Tutela de Novos Bens Jurídicos na Sociedade de Risco

a Garantia Fundamental da Proteção ao Consumidor

Autores

  • Simone Silva Prudencio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v45n2a2017-42957

Palavras-chave:

Bem jurídico, sociedade de risco, juízo de probabilidade, crimes de perigo abstrato

Resumo

Os novos bens jurídicos são realidade na sociedade pós-moderna. Por tal razão, o estudo de mecanismos hábeis a instrumentalizar a tutela penal, como ultima ratio, merece atenção. Nesse contexto é que se apresentam os institutos penais denominados de crimes de perigo, norma penal em branco e tipos abertos. A busca por efetividade da tutela penal alcança, também, o processo penal que, no campo da prova, deve se desvencilhar do modelo de prova cabal para adotar a prova por indícios que, mediante juízos de probabilidade embasados em estudos científicos prévios, formarão a convicção do juiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Silva Prudencio, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis, da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

Prudencio, S. S. (2018). A Expansão do Direito Penal e a Exigência de Tutela de Novos Bens Jurídicos na Sociedade de Risco: a Garantia Fundamental da Proteção ao Consumidor. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 45(2). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v45n2a2017-42957