A Aplicação da Tutela Inibitória Coletiva nas Contratações Temporárias Irregulares da Administração Pública

Autores

  • Ana Flávia Lima Lazarino ULBRA
  • Jean Carlos Martins Barcelos UFU
  • Thiago Silva Santos UniRV

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v41n2a2013-18616

Palavras-chave:

Tutela Inibitória, excepcional interesse público, contratações temporárias.

Resumo

Este artigo aborda a atual controvérsia sobre a contratação temporária de excepcional interesse público visando ao desempenho de atividades ordinárias na administração pública e o uso da tutela inibitória coletiva como um instrumento jurídico capaz de resguardar a aplicação adequada desse de contratação no âmbito dos entes políticos, enfatizando o resguardo dos direitos fundamentais dos cidadãos. Tem por objetivo estudar os preceitos legais que regem as contratações temporárias pela administração pública, identificar quando da ocorrência e possibilidade destes contratos públicos e apresentar os instrumentos tutelares de proteção aos interesses coletivos pela inobservância dos ditames jurídicos nacionais aplicados ao caso. O trabalho tem como problemática a abordagem acerca de qual instrumento deve ser utilizado como inibidor de abusos pela administração pública, quando da contratação de servidores temporários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Lima Lazarino, ULBRA

Graduada em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/ULBRA), Itumbiara/GO.

Jean Carlos Martins Barcelos, UFU

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Assistente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de Direito da Faculdade Professor Jacy de Assis.

Thiago Silva Santos, UniRV

Graduado em Direito pela Universidade de Rio Verde (UniRV), Rio Verde/GO.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Lima Lazarino, A. F., Martins Barcelos, J. C., & Silva Santos, T. (2013). A Aplicação da Tutela Inibitória Coletiva nas Contratações Temporárias Irregulares da Administração Pública. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 41(2). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v41n2a2013-18616