NOVAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E CONFIABILIDADE PARA USO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM EQUIPE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia2071713Palavras-chave:
Psicometria, Design de questionários, Educação interprofissional, Relações interprofissionais, Equipe de assistência ao pacienteResumo
A colaboração interprofissional é um tipo de trabalho que envolve diferentes profissões comprometidas com o desenvolvimento do cuidado, sendo essencial para a qualidade e eficiência da assistência e dos resultados na saúde. O estudo tem por objetivo avançar no processo de validação da Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional na Equipe (AITCS II–BR), por meio da análise de sua dimensionalidade e demonstração de evidências de validade baseadas na estrutura e consistência interna para a utilização no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico de validação da AITCS II-BR, a qual refere-se ao construto da colaboração interprofissional, originalmente disseminado em três dimensões: parceria, cooperação e coordenação. Participaram 395 pós-graduandos de cursos em Ensino na Saúde. Análise fatorial exploratória, análise paralela e de consistência interna foram realizadas. As análises da dimensionalidade da AITCS II-BR-V2 possibilitaram a identificação do índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,96). Obteve-se alta consistência interna noα=0,96). O escore do fator Colaboração obteve média=3,34; desvio-padrão=0,78; mediana=3,39; intervalo de confiança [IC 95% para a média]=3,26 a 3,42; amplitude 1 a 5. Conclui-se que o instrumento é válido, apresenta elevado índice de consistência interna e pode ser aplicado no contexto Brasileiro para avaliação da colaboração interprofissional.
Downloads
Referências
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA); American Psychological Association (APA); National Council on Measurement in Education (NCME). Standards for Educational and Psychological Testing. New York: American Educational Research Association, 2014.
ACQUADRO, C.; CONWAY, K.; HAREENDRAN, A.; ARONSON, N. European Regulatory Issues and Quality of Life Assessment (ERIQA) Group. Literature review of methods to translate health-related quality of life questionnaires for use in multinational clinical trials. Value in Health: the Journal of the International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, v. 11, n. 3, p. 509–521, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1524-4733.2007.00292.x
ARNOLD, C.; BERGER, S.; GRONEWOLD, N.; SCHWABE, D.; GÖTSCH, B.; MAHLER, C.; SCHULTZ, J. H. Exploring early interprofessional socialization: A pilot study of student’s experiences in medical history taking. Journal of Interprofessional Care, v. 13, p. 1–8, 2020.: https://doi.org/10.1080/13561820. 2019.1708872
BISPO, E. P. F. Tradução, Adaptação Transcultural e Validação do Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II – AITCS-II para o Contexto Brasileiro. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, 2019, 159f.
BISPO, E. P. F; ROSSIT, R. A. S. Adaptação transcultural e validação estatística do Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II. Revista Científica Ágape, v. 1, n. 1, 2018.
BISPO, E. P. F; ROSSIT, R. A. S. Potencialidades e fragilidades da Educação e do Trabalho Interprofissional em saúde: perspectivas de profissionais do Nordeste brasileiro. Rev. Inter. Educ. Saúde, Salvador, Outubro, v. 5, n. 1, p. 79-91, 2021. http://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3717
BISPO, E. P. F; ROSSIT, R. A. S; ORCHARD, C. Colaboração Interprofissional em Equipe: Percepção de profissionais de saúde da região nordeste do Brasil. Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, v. 9 (único), p. 2-24, 2022. DOI: 10.35621/23587490.v9.n1.p2-24.
CARUSO, R.; MAGON, A.; DELLAFIORE, F.; GRIFFINI, S.; MILANI, L.; STIEVANO, A.; ORCHARD, C. Italian version of the assessment of interprofessional team collaboration scale II (I-AITCS II): A multiphase study of validity and reliability amongst healthcare providers. Med Lav, v. 109, n. 4, p. 316-324, 2018. https://doi.org/10.23749/mdl.v109i4.7101
CRONBACH, L.; MEEHL, P. Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, v. 52, n. 4, p. 281-302, 1955. https://doi.org/10.1037/h0040957
HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAN, R. L.; BLACK, W. C. Análise Multivariada de Dados. 6ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
HARUTA, J.; OZONE, S.; GOTO, R. Factors for self-assessment score of interprofessional team collaboration in community hospitals in Japan. Fam Med Community Health, v. 7, n. 4, e000202, 2019. https://doi.org/10.1136/fmch-2019-000202
HELLMAN T, JENSEN I, ORCHARD C, BERGSTRÖM G. Preliminary testing of the Swedish version of the Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale (AITCS-S). Journal of Interprofessional Care, v. 30, n. 4, p. 499–504, 2016. http://doi.org/10.3109/13561820.2016.1159184
HORN, J. L. A rationale and technique for estimating the number of factors in factor analysis. Psychometrika, v. 30, n. 2, p. 179-185, 1965. http://doi.org/10.1007/BF02289447
HPAC. Health Professions Accreditors Collaborative. Guidance on developing quality interprofessional education for the health professions. Chicago, IL: Health Professions Accreditors Collaborative - HPAC, 2019.
IPEC. Interprofessional Education Collaborative. Core competencies for interprofessional collaborative practice: 2016 update. Washington, D.C.: Interprofessional Education Collaborative, 2016.
KHALILI, H.; THISTLETHWAITE, J.; EL-AWAISI, A.; PFEIFL E, A.; GILBERT, J.; LISING, D.; MACMILLAN, K.; MAXWELL, B.; GRYMONPRE, R.; RODRIGUES F.; SNYMAN, S.; XYRICHIS, A. Guidance on Global Interprofessional Education and Collaborative Practice Research: Discussion Paper. Joint publication by InterprofessionalResearch.Global, & Interprofessional.Global, 2019. http://doi.org/10.21256/zhaw-19793
KHALILI, H.; PARK, V.; DAULTON, B.; LANGLOIS, S.; WETZLMAIR, L. C.; MACMILLAN, K. M.; EL-AWAISI, A.; GREEN, C.; BALLARD, J.; PANDEY, J.; KONRAD, S. C.; FROST, J.; BAŞERKOLCU, M. I.; KOLCU, G.; MCCARTAN, C.; BAUGH, G.; GABOURY, I.; BREITBACH, A.; BROWN, R.; PFEIFLE, A. Interprofessional Education and Collaborative Practice (IPECP) in Post-COVID Healthcare Education and Practice Transformation Era –Discussion Paper. Joint Publication by InterprofessionalResearch.Global, American Interprofessional Health Collaborative & Canadian Interprofessional Health Collaborative, 2022.
LEITCH, J. Exploring psychometric properties of the Interdisciplinary Education Perception Scale in health graduate students. Journal of Interprofessional Care, n. 28, v. 1, p. 52-57, 2014. http://doi.org/10.3109/13561820.2013.820691
MAHLER, C.; ORCHARD, C.; BERGER, S.; KRISAM, J.; MINK, J.; KRUG, K.; KING, G. Translation and psychometric properties of the German version of the “Interprofessional Socialization and Valuing Scale” (ISVS-21-D), Journal of Interprofessional Care, v. 37, p. 655-661, 2022. https://doi.org/10.1080/13561820.2022.2115024
MOUAZZEN, A. K.; BLOMBERG, K; NORMAN, K; NILSSON, U. Adaptation and psychometric evaluation of the Swedish version of the Assessment of Inter professional Team Collaboration Scale (AITCS-S) for use in occupational health services. Journal of Interprofessional Care, v. 36, n. 6, p. 908-915, 2022. http://doi.org/10.1080/13561820.2021.1971637
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco de ação para a educação interprofissional e a prática colaborativa. Geneva: WHO; 2010.
ORCHARD, C.; KING, G. A.; KHALILI, H.; BEZZINA, M. B. Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale (AITCS): Development and testing of the instrument. J Contin Educ Health Prof, v. 32, n. 1, p. 58–67, 2012. http://doi.org/10.1002/chp.21123
ORCHARD, C.; PEDERSON, L.; READ, E.; MAHLER, C.; LASCHINGER, H. Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale (AITCS): Further Testing and Instrument Revision. JCEHP, v. 38, n. 1, p. 11-18, 2018. http://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000193
PASQUALI, L. Análise Fatorial para pesquisadores. Brasília: LABPAM, 2005.
PATIMA; AMIRUDDIN, R.; PASINRINGI, S. A.; SALMAH, A. U.; RIVAI, F.; MALLONGI, A.; NOER, N. B.; SALEH, A.; RACHMAWATY, R.; CHALIDYANTO, D.; LATIF, A. I.; RASMAWATI, R.; RASDIYANAH, R.; FITRIANI, A. AITCS as a Reliable Instrument for Evaluating IPC (Interprofessional Collaboration): A Systematic Review. Sys Rev Pharm, v. 11, n. 10, p. 742-748, 2020.
RIOS, J.; WELLS, C. Validity evidence based on internal structure. Psicothema, v.26, n.1, p. 108-116, 2014. http://doi.org/10.7334/psicothema2013.260
REEVES, S.; PERRIER, L.; GOLDMAN, J.; FREETH, D.; ZWARENSTEIN, M. Interprofessional education: effects on professional practice and healthcare outcomes. Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 3. Art. No.: CD002213, 2013. http://doi.org/10.1002/14651858.CD002213.pub3
REEVES, S.; FLETCHER, S.; BARR, H.; BIRCH, I.; BOET, S.; DAVIES, N.; MCFADYEN, A.; RIVERA, J.; KITTO, S. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Medical Teacher, v. 38, n. 7, p. 656-668, 2016. http://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663
REEVES, S; BARR, H. Twelve steps to evaluating interprofessional education. Journal of Taibah University Medical Sciences, v. 11, n. 6, p. 601-605, 2016. https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2016.10.012
REEVES, S; XYRICHIS, A; ZWARENSTEIN, M. Teamwork, collaboration, coordination, and networking: Why we need to distinguish between different types of interprofessional practice. Journal of Interprofessional Care, v. 32, n. 1, p. 1-3, 2018. http://doi.org/10.1080/13561820.2017.1400150
REICHENHEIM, M. E.; MORAES, C. L. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 1, p. 665-673, 2007. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000035
ROSSIT, R. A. S.; FREITAS, M. A. O.; BATISTA, S. S. H. S.; BATISTA, N. A. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface Comun Saúde Educ. [Internet], v. 22, Supl1, p. 1399-1410, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0184
SAMARASEKERA, D. D.; NYONI, C. N.; AMARAL, E.; GRANT, J. Challenges and opportunities in interprofessional education and practice. Lancet, v. 400, n. 10362, p.1495-1497, 2022. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)02086-4
TERLEMEZ, B.; ARTAN, E.; ELBER BÖRÜ, D.; ORCHARD, C. Turkish Validity and Reliability Study of Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale (T-AITCS-II). Journal of Organizational Behavior Review, v. 4, n. 1, p. 91-111, 2022.
THIBAULT, G. Reforming health professions education will require culture change and closer ties between classroom and practice. Health Affairs, v. 32, n. 11, p. 1928-1932, 2013. https://doi.org/10.1377/hlthaff.2013.0827
TOASSI, R. F. C.; MEIRELES, E.; PEDUZZI, M. Interprofessional practices and readiness for interprofessional learning among health students and graduates in Rio Grande do Sul, Brazil: a cross-sectional study. Journal of Interprofessional Care, v. 35, n. 3, p. 391-399, 2020. https://doi.org/10.1080/13561820.2020.1773419
TOMPSEN, N. N.; MEIRELES, E.; PEDUZZI, M.; CERIOTTI, R. F. Educação interprofissional na graduação em Odontologia: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes, Rev Odontol UNESP. Sept-Oct, v. 47, n. 5, p. 309-320, 2019. https://doi.org/10.1590/1807-2577.08518
XYRICHIS, A.; REEVES, S.; ZWARENSTEIN, M. Examining the nature of interprofessional practice: An initial framework validation and creation of the InterProfessional Activity Classification Tool (InterPACT). Journal of Interprofessional Care, Jul, v. 32, n. 4, p. 416-425, 2018. https://doi.org/10.1080/13561820.2017.1408576
WEISSHEIMER, A. M. Tradução, adaptação transcultural e validação para uso no Brasil do instrumento Prenatal Psychosocial Profile. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. 102f. https://doi.org/10.11606/T.22.2007.tde-18102007-155003
YAMAMOTO, Y.; HARUTA, J. Translation and cross-cultural adaptation of the Japanese version of the Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale-II (J-AITCS-II). MedEdPublish, v. 8, n. 3, p. 1–12, 2019. https://doi.org/10.15694/mep.2019.000195.1