EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Graciele CristinaSilva Leão Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0003-1108-306X
  • Paula Nascente Rocha Mendes Corrêa Universidade Federal de Catalão
  • Moisés Fernandes Lemos Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-5307-2791
  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia2070552

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Efetividade, Adulto

Resumo

Introdução: Práticas alimentares inadequadas são consideradas fator de risco para doenças crônicas e a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem se mostrado como estratégia efetiva para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Objetivou-se sistematizar o conhecimento científico acerca da efetividade de estratégias de educação alimentar e nutricional em adultos. Métodos: Realizou-se busca de artigos em maio de 2022 nas bases de dados Science Direct, PubMed e Periódicos Capes, com os descritores controlados em saúde: "Food and nutrition education" AND "effectiveness" AND "adult", publicados nos últimos cinco anos. Resultados: A amostra foi composta por 18 artigos e verificou-se que as intervenções implementadas foram 83% efetivas (n=15), 11% parcialmente efetivas (n=2) e 6% promissora (n=1).  Ações multicomponentes, com abordagens psicológicas, comportamentais e práticas, aliadas ao uso de tecnologia se mostraram efetivas. Conclusão: Faz-se necessária a continuidade de ações de educação alimentar e nutricional bem como políticas públicas de acesso alimentar bem estruturadas a fim de que as recomendações nutricionais sejam seguidas.

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Biografia do Autor

Graciele CristinaSilva Leão, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Nutrição, doutora em Ciências da Saúde. Nutricionista e pesquisadora na Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Atua como líder da linha de pesquisa Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade no Mestrado Profissional em Gestão Organizacional e líder do grupo de pesquisa Métodos Aplicados ao Estudo da Alimentação, Cronobiologia e Saúde (MACROS). 

Paula Nascente Rocha Mendes Corrêa, Universidade Federal de Catalão

Graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2003), Mestra em Gestão Organizacional - UFCAT (2023), pós-graduada em Consultoria Alimentar e Nutricional (Personal Diet) - UFG (2007), em Nutrição Clínica e Esportiva - Universidade Cândido Mendes (2017) e em Fitoterapia Aplicada à Nutrição - Universidade Cândido Mendes (2019). Possui Título de Especialista em Nutrição Clínica conferido pela ASBRAN. Atua na área de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva desde 2004. Membra do grupo de pesquisa MACROS (UFCAT).

Moisés Fernandes Lemos, Universidade Federal de Catalão

Licenciatura em Psicologia (1986), Formação de Psicólogo (1987) e Especialização em Filosofia (1990), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Psicologia Clínica, pelo Conselho Federal de Psicologia (2001), Formação em Mediação e Arbitragem de Conflitos pelo TAEMG Tribunal de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (2014), Pós-doutorado em Saúde Coletiva, pela UNICAMP (2017/2018). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Catalão - UFCAT, docente do Curso de Graduação em Psicologia e do Mestrado em Gestão Organizacional e Pró-reitor pro tempore de Graduação; vice coordenador do Colégio de Pró-reitores de Graduação da ANDIFES -Região Centro Oeste (gestão 2022/2023).

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Catalão

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Docente na área de Saúde mental e Psiquiatria; orientador de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu no Programa de em Gestão Organizacional; líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde (INCISA). 

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Publicado

17-05-2024

Como Citar

LEÃO, G. C.; CORRÊA, P. N. R. M.; LEMOS, M. F.; LUCCHESE, R. EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 20, p. e2045, 2024. DOI: 10.14393/Hygeia2070552. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/70552. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos