EDUCAÇÃO PÚBLICA, O FAZER DOCENTE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PANTANAL DE AQUIDAUANA
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia64253Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Saúde, COVID-19Resumo
A pandemia da COVID-19 tem desencadeado impactos diretos na saúde física, mental e relações sociais dos profissionais da educação, uma vez que foram incorporados no seu cotidiano uma variabilidade de estratégias e ações no processo de ensino e aprendizagem. Face aos desafios em que o ensino remoto foi incorporado na realidade das instituições escolares, apresentamos os principais resultados da pesquisa Trabalho Docente em Tempos de Pandemia no Pantanal de Aquidauana-MS. Este estudo versa sobre o contexto do ensino remoto, a ineficácia de infraestrutura das escolas e a fragilidade da conectividade de acesso digital dos estudantes, que somado às condições de trabalho docente e discente têm revelado na educação básica pública local, impactos psicossociais. A partir da pesquisa quali-quantitativa e descritiva, foram levantados e analisados, casos confirmados e óbitos da COVID-19, em âmbito local e seu impacto na categoria docente. Os resultados apontam que os limites materiais ao trabalho docente e a vulnerabilidade dos atores sociais envolvidos no processo, desvenda um sistema de ensino frágil que busca responder com eficiência uma situação emergencial dissimulando resultados efetivos.