ROTEIROS DE CAMPO EM GEOGRAFIA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB E MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia1130116Palavras-chave:
Roteiros de Campo, Geografia da Saúde, PaisagemResumo
Ao longo de sua trajetória, o trabalho de campo se constitui em ferramenta essencial para o profissional de Geografia. Na Geografia da Saúde essa necessidade também é uma realidade. Esta pesquisa tem como objetivo geral utilizar o conhecimento geográfico na definição de roteiros que possibilitem a visualização de elementos de promoção, prevenção e risco à saúde no município de Campina Grande - PB e municípios circunvizinhos. Para a realização da mesma optou-se pelos seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento de referências; b) aplicação de formulários; c) definição de roteiros de visitas; d) implantação do banco de dados e posteriormente a organização de mapas temáticos possibilitando a verificação dos elementos de prevenção, promoção e risco à saúde, através do geoprocessamento. Os resultados evidenciam a realidade vivenciada pela população da cidade de Campina Grande e sua circunvizinhança, demonstrando as mais diversas situações desta população, as condições de vulnerabilidade, os locais de prevenção e promoção de saúde. A partir de tais resultados conclui-se que o conhecimento geográfico é fundamental para visualização dos roteiros de campo identificando os elementos de prevenção, promoção e risco à saúde e a necessidade de novas pesquisas no âmbito da geografia da saúde.Downloads
Referências
BRASIL. Área da unidade territorial. Rio de Janeiro: FIBGE. 2013. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/232BW>. Acesso em: 09/08/2014 (a).
BRASIL. Estimativa da população residente com data de referência em 1o de julho de 2013. Rio de Janeiro: FIBGE. 2013. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/232BW>. Acesso em: 09/08/2014 (b).
BRASIL. Pombos: conheça os riscos que eles trazem para a saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2011 (dicas em saúde). Disponível em www.bvms.saude.gov.br/bvs/dicas/238_pombos.html. Acesso em 20 de agosto de 2014.
BUSS, Paulo Marchiori. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (org). Promoção da Saúde
CLAVAL, Paul. História da Geografia. Lisboa - Portugal: Edições 70. 2006. 140p.
CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (org). Promoção da Saúde
MACHADO, Gilnei. A importância dos trabalhos de campo para os cursos de graduação em Geografia. 66p. Monografia (especialização em Geografia) - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Universidade Federal do Rio Grande, 2004.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 12.ed. São Paulo: HUCITEC. 1993, 138p.
PEREHOUKEI, N. A.; BENADUCE, G. M. C.; Geografia da saúde e as concepções sobre o território. Gestão e Regionalidade. vol. 23, n. 68, set/dez, 2007.
PEREIRA, Martha Priscila Bezerra. Conhecimento geográfico do agente de saúde: competências e práticas sociais de promoção e vigilância à saúde na cidade do Recife
PEREIRA, Martha Priscila Bezerra. O conhecimento geográfico para a promoção da saúde. In: Hygeia 6 (10):77 - 88, junho/2010. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index. php/hygeia/index>. Acessado em Dezembro de 2012.
SANTOS, Edinilza Barbosa; PEREIRA, Martha Priscila Bezerra; SOUZA J
SANTOS, Márcia Andréia Ferreira; RAMIRES, Júlio César de Lima. A violência urbana em Uberlândia nas reportagens de jornal: um exemplo de análise do conteúdo. In: Geografia e Pesquisa Qualitativa. Uberlândia - MG: Assis Editora, 2009. 544p. P.163-181.
SEABRA, Manoel Fernando Gonçalves. Os primeiros anos da Associação dos Geógrafos Brasileiros: 1934-1945. Terra Livre. São Paulo. Ano 20, v. 1, n. 22. Jan-jul/2004. P. 13-68.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1ed, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SOUZA, M. J. L. de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P.C. C.; CORR
ROSA, Ananda Santa; AMORELLI, Octávio Schuenck; C
STERNBERG, Hilgard O'reilly. Contribuição ao estudo da Geografia: I - O trabalho de campo na Geografia; II - O laboratório de Geografia e o equipamento didático. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde - Serviços de Documentação, p. 13-63, 1946.
TEIXEIRA, Tiago Roberto Alves; VIANA, Áurea Andrade. O conceito de território como categoria de análise. In: Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças. Porto Alegre - RS: AGB. 2010. 8p. (Anais do XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros). Disponível em www.agb.org.br. Acesso em 02 de junho de 2014.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J.; Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 5° ed., Porto Alegre: Artmed, 2007.
TOMITA, L.M.S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em geografia in: Geografia: Revista do Departamento de Geociências. Universidade Estadual de Londrina. Vol. 08 nº. 01 p. 13-15, jan./jun. 1999.
TRIVI
VAZ, Dirley dos Santos; REMOALDO, Paula Cristina Almeida. A Geografia da saúde brasileira e portuguesa: algumas considerações conceptuais. GEOUSP - Espaço e Tempo. São Paulo, n. 29, pp. 173-192, 2011.
VENTURI, Luis Antônio Bittar (org). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011, 528p.