O TRABALHO DOCENTE E A GESTÃO ESCOLAR: EM DEBATE A PRECARIZAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO LABORAL NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Sara Cristiane Sousa Universidade Federal de uberlândia
  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de uberlândia

Palavras-chave:

trabalho docente, gestão escolar, precarização laboral

Resumo

O trabalho docente e a gestão escolar, como elementos constitutivos do fenômeno educativo, passam por incessantes mudanças em diferentes contextos históricos. Tais mudanças guardam correspondências, em maior ou menor escala, com as mutações societais que se processam em âmbito macrossocial vinculadas a três grandes eixos de sustentação do atual ciclo produtivo: a reconfiguração do papel do Estado, a agudização do processo de transnacionalização do capital e a expansão dos diferentes mecanismos de reestruturação produtiva. Tendo como referência essas mutações, este artigo propõe-se a desenvolver reflexões sobre os processos que contribuem com a precarização do trabalho do professor; seus impactos no desempenho da docência e na participação nos fóruns de democratização da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Sara Cristiane Sousa, Universidade Federal de uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Bolsista PIBIC/ UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 2121. Uberlândia/ MG. CEP.38.408-100. E-mail: saracristianesousa@yahoo.com.br.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de uberlândia

Doutora em Educação pela Unicamp, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora do Grupo Pólis- Políticas, Educação e Cidadania Universidade Federal de Uberlândia. Av. João Naves de Ávila, 2121. Uberlândia/ MG. CEP. 38.408-100. E-mail: mvs@ufu.br.

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Publicado

2013-03-12

Edição

Seção

Educação