O ensino/aprendizagem de música em Uberlândia de 1930-1945: um estudo sobre as práticas pedagógico-musicais

Autores

  • José Luís Moreira Rodrigues UFU
  • Dra. Lilia Neves Gonçalves UFU

Palavras-chave:

ensino de música, canto orfeônico, Uberlândia-MG, 1930-1945.

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo estudar e analisar práticas pedagógico-musicais em escolas de Uberlândia-MG nos anos de 1930-1945, bem como entender o discurso veiculado nos jornais sobre o ensino de música nessa época. O ensino de música no Brasil de 1930 a 1945 tem sido pesquisado, no entanto pouco se conhece sobre o ensino de música em escolas uberlandenses nessa época. A metodologia adotada na investigação foi a da pesquisa documental, utilizando como fontes escritas os jornais, A Tribuna, O Correio de Uberlândia, O Repórter, que circularam em Uberlândia-MG. Concluiu-se que a escola era um espaço importante para a realização de atividades musicais, bem como um lugar em que a música estava presente como disciplina escolar. O ensino/aprendizagem musicais estavam em consonância com os ideais de educação, civismo e socialização disseminados pelo movimento do canto orfeônico, liderado por Villa-Lobos no Brasil naquela época.

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Publicado

2011-01-17

Edição

Seção

Artes