O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Nágila Machado Pires dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

gêneros textuais, piada, ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Considerando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto.

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Publicado

2011-10-06

Edição

Seção

Lingüística e Letras