APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
Resumo
Devido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-26
Edição
Seção
Educação