AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE 8-HIDROXIQUINOLINA E MISTURA HOMOGÊNEA DOS SOLVENTES aGUA-ETANOL-CLOROFÓRMIO PARA A DETERMINAÇÃO DE aONS Al3+.

Autores

  • Eduardo Santos Almeida SBQ/ ABQ
  • Sebastião de Paula Eiras SBQ/ ABQ

Resumo

Um procedimento para a determinação de íons Al3+ em águas empregando 8-Hidroxiquinolina como agente complexante e uma mistura homogênea dos solventes água-etanol-clorofórmio é apresentado. A mistura ternária homogênea empregada é composta por 5,0 mL de água, 10,0 mL de etanol e 5,0 mL de clorofórmio. O íon Al3+ é introduzido pela porção aquosa, o complexante pelo clorofórmio. A curva de calibração para a determinação espectrofotométrica a 390 nm é dada por ï?„Abs= 0,056CAl3+ - 0,002 (r2=0,993). As variáveis otimizadas foram: pH=5,0, temperatura= 20° C, tempo de reação= 10 minutos e concentração do complexante= 0,5% m/v. O íon Zn2+ é interferente, exigindo o uso do mascarante glicerol 0,05% m/v para a determinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião de Paula Eiras, SBQ/ ABQ

Possui graduação em Licenciatura em Ciencias-habilitacao em Quimica pelo Universidade Federal de Uberlândia (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia (1979),mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Ciências -área de concentração química analítica- pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é professor assoicado na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência em desenvolvimento de metodologia espectroanalítica, para a determinação de elementos de interesse ambiental ou agronomico, com ênfase em separação em fase sólida ou em fase líquida empregando minstura de solventes.

Publicado

2010-02-26

Edição

Seção

Engenharia Química