A INTERFACE DO ESPAÇO URBANO COM A GEOGRAFIA POLaTICA NA REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA FaTIMA PORTO, PATOS DE MINAS/MG

Autores

  • Ana Clara Mendes Caixeta Vilmar Pereira Caixeta, Maria Inês Mendes Caixeta
  • Vânia Rubia Farias Vlach Koechert Walter Vlach, Zedê Farias

Resumo

A sociedade está em constante transformação no mundo contemporâneo. A Geografia estuda as relações da sociedade com o meio natural, de que resulta a organização do espaço geográfico, em diferentes escalas. O Estado moderno é um dos principais agentes formadores do espaço geográfico. Nesse estudo, constata-se a importância dos conceitos da Geografia Política e da Geopolítica na definição das políticas públicas que modelam o espaço urbano. Tais conceitos permitiram compreender a interrelação entre interesses políticos, sociais, econômicos, elaborada pelos agentes responsáveis pela construção e reestruturação da Avenida Fátima Porto, na cidade de Patos de Minas/MG, bem como avaliar suas conseqüências no entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Mendes Caixeta, Vilmar Pereira Caixeta, Maria Inês Mendes Caixeta

Graduanda e bolsista do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente no seguinte tema: conflitos, geografia política, meio ambiente.

Vânia Rubia Farias Vlach, Koechert Walter Vlach, Zedê Farias

Pesquisadora PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, é autora de livros e artigos nas áreas de Ensino de Geografia, História do Pensamento Geográfico, Geografia Política, Geopolítica, Epistemologia e Método em Geografia.

Downloads

Publicado

2010-01-21

Edição

Seção

História