A DINÂMICA RECENTE DO COMÉRCIO DE AUTO-SERVIÇO EM UBERLÂNDIA (MG) E A EXPANSÃO DAS LOJAS DE VIZINHANÇA

Autores

  • João Paulo Gomes da Silva IG/UFU
  • Geisa Daise Gumiero Cleps IG/UFU

Resumo

Toda atividade econômica possui fortes ligações com o espaço que lhe dá suporte. Tal fato deve-se entre outras razões, pela refuncionalização espacial ocorrida em decorrência do desenvolvimento de tais atividades. O comércio possui uma característica que lhe é peculiar, tem a capacidade de transformar não apenas a função, mas também, o significado dos lugares. Nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, em função da expansão do tecido urbano para novas áreas e da criação de subcentros comerciais, onde há instalação de grandes superfícies de vendas, principalmente no segmento de auto-serviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de auto-serviço na cidade de Uberlândia (MG).

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Biografia do Autor

João Paulo Gomes da Silva, IG/UFU

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, e Bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG.

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Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Filosofia